Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Indígenas são capacitados para trabalhar como Agente Ambiental Voluntário


Secretário Bonifácio entrega certificado a um dos participantes do curso. Fotos: Divulgação/Seind

Em uma ação da câmara Gestão Ambiental e Territorial das Terras Indígenas, a de número 1 do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), vinte e nove indígenas de seis comunidades foram capacitados para trabalhar como Agente Ambiental Voluntário, nesta segunda quinzena de outubro, no município de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). O curso de capacitação que formou os novos gestores na administração e monitoramento dos recursos naturais em suas aldeias foi realizado no Centro Cultural da Aldeia São Francisco do Patauá, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Instituto Brasileiro do Meio ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A ação segue o calendário de atividades programadas para o segundo semestre, em cumprimento às condicionantes ambientais indígenas para atendimento ao Programa de Compensação e Mitigação dos Impactos Ambientais da Ponte Rio Negro. A proposta é inserir entidades civis e os comunitários no processo de educação ambiental e cidadania, com atuação direta no trabalho de monitoramento nas áreas de preservação e conservação, na proteção dos recursos naturais e no respeito à cultura dos povos indígenas envolvidos.

O curso teve a participação de indígenas das comunidades São Francisco do Patauá (Tikuna), São Francisco do Guiribé (Apurinã), Sahu-Apé (Sateré-Mawé), Jatuarana (Apurinã), Katxibiri (Apurinã) e Tururukari-Uka (Kambeba).              

Ao participar da atividade em Manacapuru, que também teve o apoio do Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI/Manaus), do Pólo Base de Saúde Indígena, da Secretaria Municipal de Manacapuru (Semed) e da Associação Indígena Sahu-Apé (AISA), os indígenas receberam noções de ecossistema, biomas e biosfera, direitos e deveres do agente ambiental voluntário, ordenamento pesqueiro, fauna, flora, unidade de conservação, legislação ambiental, entre outros.

No encerramento, todos receberam certificado e outros materiais informativos das mãos do titular da Seind, Bonifácio José Baniwa, do chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento do órgão, Cristiano Oliveira, e dos técnicos do Ibama Agenor Vicente, Antonio Nery, Anete Barroso Amâncio (coordenadora do programa), Henrique Tremante e Robson Czaban.
Algumas cartilhas também foram entregues pelo Ibama aos indígenas

Cidadania
O curso foi ministrado por instrutores do Ibama, que aplicaram as noções de cidadania, direitos e deveres constitucionais, legislações pertinentes, a uma população relativamente informada, e que serve como subsídio e instrumento de operacionalização nas ações das organizações sociais já existentes nas diversas comunidades.   

Filmes educativos
Todas as aulas foram apresentadas em slides. No decorrer do curso, particularmente no período da noite foram apresentados filmes ambientais e educativos para os participantes do curso e toda a comunidade. A dinâmica também envolveu as crianças, na categoria de documentário, com o curta-metragem Tráfico de Animais Silvestres, sem prejuízo das aulas diurnas.
Técnicos e alguns participantes posam após a conclusão do curso em Manacapuru

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Seminário capacita artesãos para a Copa de 2014 e o mercado externo



O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae-AM) e o Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN) realizam, no próximo dia 31, o Seminário de Capacitação de Artesãos para o Mercado Externo. O evento começa às 14h e tem o objetivo de capacitar os artesãos sobre as obrigações legais para exportar seus produtos e melhorar a maneira de apresentá-los aos consumidores de outros países. É uma oportunidade também para ser colocada em prática durante a Copa de 2014.

O Sebrae-AM está localizado na avenida Leonardo Malcher, 924, no Centro de Manaus.A inscrição para o seminário pode ser feita pelos endereços dinny.lopes@fieam.org.br, cin@fieam.org.br e Lilian@am.sebrae.com.br, de forma gratuita.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Indígenas são incentivados pelo Governo do Amazonas a participar de prêmio nacional



Indígenas folheiam livro de edições anteriores do prêmio. Fotos: Divulgação/Seind

As comunidades indígenas do Estado começam a ser mobilizadas pelo Governo do Amazonas para participar da 4ª. Edição do Prêmio Culturas Indígenas. O edital do certame, que vai premiar 100 projetos voltados às práticas que valorizem as culturas tradicionais dos povos indígenas, já foi publicado pelo Ministério da Cultura (MC) e as inscrições começam no dia 5 do próximo mês e vão até 5 de fevereiro de 2013. 

Técnicos da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) estiveram nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte para apresentar informações básicas sobre o prêmio às comunidades do alto Solimões. Aproximadamente 60 indígenas dos povos Tikuna, Kokama, Marubo, Mayoruna e Matis participaram das reuniões. 
Chefe do Depi da Seind, Rose Meire Barbosa (à frente e à direita) fez uma conversa inicial sobre o prêmio

Além do apoio na divulgação, a Seind vai realizar oficinas nas regiões do Baixo Amazonas, Purus, alto Solimões, Manaus, alto rio Negro e Região Metropolitana de Manaus, para ajudar na elaboração de iniciativas indígenas, cujas propostas deverão concorrer ao prêmio. “O ministério solicitou o apoio, de forma oficial, na divulgação e na elaboração das iniciativas indígenas, e essas reuniões que tivemos no alto Solimões foram apenas um diálogo inicial sobre a questão”, informou a chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas da Seind (Depi), Rose Meire Barbosa. “As oficinas já começaram a ser elaboradas”, ressaltou.

Homenagem
A edição deste ano do Prêmio Culturas Indígenas homenageia Raoni Metuktire, liderança do povo Mebengokre, conhecido internacionalmente por sua luta pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação das florestas e dos rios da Amazônia.
Técnica no Depi, a socióloga Chris Lopes (à direita) também conversou com os indígenas sobre prêmio
Desde 2006, quando foi criado, o concurso já reconheceu 276 iniciativas de fortalecimento cultural. Podem participar do edital, iniciativas indígenas de valorização cultural articuladas coletivamente e aprovadas pelas comunidades e organizações indígenas.

Apoio
A organização proponente desta edição do prêmio é a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), entidade integrante da coordenação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). O edital é realizado em parceria com a Petrobras, por meio da Lei Rouanet.

Outras informações sobre o prêmio podem ser obtidas no endereço www.premioculturasindigenas.oirg.br, ou pelo Depi da Seind, por meio do telefone (92) 3305-2404.
Participantes da reunião realizada em Benjamin Constant

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Seind divide responsabilidades na execução de projeto da piaçava com a SDS


A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) começou a dividir responsabilidades com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), na execução de ações que possam colocar em funcionamento a cadeia produtiva da piaçava. Nesta segunda-feira (22), técnicos da Seind e da Fundação Vitória Amazônica estiveram em Barcelos (a 396 quilômetros de Manaus) para apresentar o projeto “Apoio à dinamização da Cadeia Produtiva da Piaçava” a indígenas e não indígenas do município, membros do colegiado do Território da Cidadania Indígena do Rio Negro.

O objetivo do projeto é atender a demandas dos próprios extrativistas, com ações que deverão ser executadas naquela região do Estado como ação do Território da Cidadania, um programa do Governo Federal que trabalha para promover o desenvolvimento econômico e sustentável de forma integrada com estados e municípios.

Outra reunião idêntica irá ocorrer nesta quinta-feira (25), em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), com a presença de representantes do colegiado dos Territórios do próprio município e de Santa Isabel do Rio Negro. “Tanto a Seind, quanto a SDS integram o Comitê Técnico da Piaçava, com a responsabilidade de provocar a animação política, a partir de reuniões como esta que ocorreu em Barcelos”, informou o chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind (Detno), Cristiano Oliveira, que enviou um técnico do órgão até Barcelos e São Gabriel para realizar as reuniões.

Origem
A piaçava é um nome de origem tupi que significa planta fibrosa. No Amazonas, ela é encontrada naturalmente na região do médio e alto rio Negro, tendo Barcelos como principal produtor. Também pode ser vista em municípios como Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Japurá. Nos dois primeiros, a ocorrência é maior, principalmente entre indígenas do povo Yanomami.

Desafio
Trabalhar com piaçava ainda é um grande desafio. Além de passar muito tempo acampado na floresta, o extrativista muitas vezes precisa conviver com endemias como malária e doença de chagas para realizar o trabalho. Apesar do problema, uma das alternativas é efetuar parcerias entre as instituições para o manejo e o enriquecimento da piaçava, mais próximo às comunidades.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Seind terá tradutor da língua tikuna em interrogatório de indígenas presos na fronteira com a Colômbia



A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) terá um tradutor da língua Tikuna, solicitado pela Justiça, no primeiro interrogatório dos indígenas que foram presos pela Polícia Federal em outubro de 2011, na comunidade Umariaçu 2, no município de Tabatinga (1.105 quilômetros de Manaus), acusados de portar armas de grosso calibre e granadas, na fronteira com a Colômbia. José Gomes Pinto e Harvy Ferreira serão ouvidos nesta terça-feira, às 14h, na Justiça Federal, localizada no bairro do Aleixo, nº 25, Zona Centro-Sul de Manaus.

Por meio do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), a Seind tem acompanhado o caso e atende à determinação da Justiça para fazer a tradução dos indígenas envolvidos, por meio de um servidor do próprio órgão, de origem tikuna, do alto rio Solimões.

Presos por porte ilegal de arma, os acusados alegam que não receberam o tratamento diferenciado previsto em lei.
------------------------------------
SERVIÇO
Assunto: Interrogatório de indígenas presos por porte ilegal de armas. 
Quando:  Terça-feira, 23 de outubro de 2012.
Local: Justiça Federal (2ª Vara), à Avenida André Araújo, nº 25, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.
Horário: 14h.