Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Indígenas se classificam para disputar o Brasileiro de Tiro com Arco no Rio


Nelson Kambeba, Josiel Baré e Gustavo Karapanã na seletiva que os classificou para o Brasileiro. Foto: Adeilson Albuquerque (Divulgação-Globo Esporte/AM)

Os indígenas Nelson Moraes (Kambeba), de 14 anos, Josiel da Silva Paulino (Baré), 18 anos, e Gustavo Paulino Santos (Karapanã), 17 anos, estão selecionados para  representar o Amazonas no 7º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco Outdoor, que será disputado entre os dias 9 e 12 de outubro, em Maricá, no Rio de Janeiro. O trio conseguiu se classificar para a disputa da competição nacional, no último fim de semana, durante a oitava etapa do Campeonato Amazonense da modalidade, realizada na comunidade Três Unidos (APA do Rio Negro), na Zona Rural de Manaus.

Nelson obteve a classificação na categoria infantil do arco recurvo, Josiel levou a melhor no arco composto juvenil e Gustavo venceu no arco recurvo, também na categoria juvenil.

A prática do esporte em solo amazonense faz parte do projeto “Arquearia Indígena do Amazonas para a Rio 2016”, que é executado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com apoio de instituições públicas como a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). O objetivo é descobrir novos talentos da arquearia, entre estudantes indígenas regularmente matriculados na rede de ensino de todo o Estado, para a formação de atletas de alto rendimento e a disputa de competições locais, nacionais e internacionais.

Apoio
Em 2014, a Seind acompanhou as seletivas realizadas no interior do Estado, em comunidades indígenas do alto rio Negro e alto rio Solimões.

Na aldeia Umariaçu 2, no município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), por exemplo, a secretaria ajudou na descoberta de um garoto de 12 anos, o estudante Letanfran Miguel Alexandre, do povo Tikuna. Conhecido como Utchiquecu (que significa clã de saúva). Ele foi o único a acertar o alvo, numa atividade que reuniu aproximadamente 30 jovens indígenas.    

A Seind apoiou a ação por meio da câmara técnica “Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas”, do Comitê Gestor entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Outros parceiros
Além de Seind e Funai, o projeto tem o apoio da Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fetarco); Secretaria de Estado do Desporto, Juventude e Lazer (Sejel); e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Amparado pela Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06), o projeto foi idealizado pelo diretor-presidente da FAS, Virgílio Viana, e é coordenador por Márcia Lot.



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Primeira etapa de projeto apoiado pela Seind é concluída no rio Negro


Território da Cidadania em municípios do rio Negro. Fotos: Divulgação/Premiar Eventos e Consultorias


Várias comunidades indígenas do rio Negro foram beneficiadas este ano, no Amazonas, com o fortalecimento das cadeias produtivas do artesanato, extrativismo e pesca. Lideranças de povos como Tukano, Baniwa, Baré e Piratapuya receberam apoio técnico para desenvolver potencialidades nessas áreas e em outras como o turismo, com atividades que vão desde a realização de oficinas, ao acompanhamento do processo de escoamento e comercialização dos produtos indígenas.

O apoio às ações territoriais é desenvolvido pelo projeto Território da Cidadania Indígena do Rio Negro, que é executado pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros, por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). 

Lançado em 2008 pelo Governo Federal, o programa Territórios da Cidadania é desenvolvido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O  objetivo é promover o desenvolvimento econômico e sustentável de populações como os povos indígenas.

O Território da Cidadania Indígena do Rio Negro abrange uma área de 295 mil quilômetros quadrados e é composto pelos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus). Uma empresa foi contratada pela Seind para a execução do projeto naquela região do Estado.

A população total é de 80 mil habitantes, dos quais 49 mil (61,87%) vivem na área rural. Os números são do MDA, que aponta ainda a existência de quase 3 mil agricultores familiares, sendo 54 famílias assentadas e 12 terras indígenas.

Dez oficinas
Nessa primeira etapa, o projeto priorizou a realização de uma série de oficinas (dez no total), cujo objetivo foi fazer o diagnóstico sobre o potencial produtivo dos beneficiários. Na comunidade Fonte Boa, por exemplo, localizada em São Gabriel e onde vivem 32 famílias, os indígenas solicitaram a construção de uma casa de farinha comunitária; abertura de um ramal; capacitação rural e aquisição de um barco (voadeira) para dar suporte ao turismo na localidade.
  
Lá, o trabalho abrange produtos como o açaí, piaçava, seringa, cipó titica e sorva (extrativismo); mandioca, banana, açaí cultivado, abacaxi, cana, macaxeira, pupunha e cará (agricultura); barragens para criação de tambaqui, matrinxã, peixes nativos e tilápia (piscicultura); visitação para conhecimento da cultura (turismo) e confecção de tipiti, remo, vassouras, arco e flecha, balaio, bancos, abanos e outros (artesanato).  

Equipamentos
Até o fim deste ano está prevista a entrega de um automóvel do tipo pick-up em Barcelos, uma retroescavadeira em Santa Isabel e um ônibus em São Gabriel.
---------------------------------------

Comunidades Beneficiadas
AL-
DEIA
MORA-
DORES/
LOCAL
POTEN-
CIAL
PRO-
POSTA
Assenta-
mento Theotônio Ferreira
    55
Assenta-
dos (São Gabriel da Cachoei-
ra
Roça, milho, macaxei-
ra, banana, cupuaçu, açaí; criação de tamba-
qui, aracu.

Conclu-
são de 
estrada e ramais; melhorias e manutenção das vias de acesso; elaboração 
de uma 
agenda 
técnica 
rural aos produtores 
e outros.
Cabari
     22 famílias
(134 pessoas) -São Gabriel da Cachoei-
ra
Roça, maca-
xeira, cará, cana, banana, cucura; açaí; criação de tambaqui e tilápia); artesana-
tos para ativida-
des tradicio-
nais; turismo.
Abertura 
de um ramal para traslado 
e escoamento;
construção 
de uma casa de farinha comunitária, implantação 
de sistema 
de criação 
de peixes 
em tanques redes e 
outros.
Fonte Boa
     32 famílias (178 pessoas) -São Gabriel da Cachoei-
ra
Açaí, piaçava, seringa, cipó titica, sorva; mandio-
ca, banana, açaí e outros.

Capacitação rural e turís-
tica aos comunitá-
rios; aquisi-
ção de uma voadeira para suporte ao turismo e outros.
São Jorge
     22 famílias
(134 pessoas) -São Gabriel da Cachoei-
ra
Açaí; roça, macaxei-
ra, cará, cana, banana, cucura; criação 
de (tamba-
qui) e outros
Abertura de um ramal para traslado e escoamento;
construção de uma casa de farinha comunitária e outros.
Santo Antônio
     13 famílias (60 pessoas) - Rodovia BR 307 – Cucuí (quilôme-
tro 14)
Açaí; roça, banana, cucura, cubiu e pimenta; criação de tambaqui e tilápia em poços para consu-mo.
Melhorias com máquinas das unidades de criação de peixes em igarapés; aquisição de meio de transporte para escoamento de produtos e outros.
Campina do Rio Preto
   
Santa Isabel do Rio Negro
Piaçava; roça, banana, macaxei-
ra; visitação comuni-tária.
Aquisição de ferramentas para otimizar os tratos e transporte da produção e outros.
Ilha do Chile
     25 famílias (128 pessoas) -Santa Isabel do Rio Negro
Açaí; roça, macaxei-
ra, cará, cana, banana, cucura; criação em canal de igarapé tipo barragem e outros.
Aquisição de ferramentas para otimizar os tratos e transporte da produção; construção de uma casa de farinha.
Diversas
     40 famílias - Barcelos
(Baré, Dessana, Piratapuya, Tukano, Potiguar, Macuxi, Wapixana, Urubu Tapuia, Tariano e Baniwa)
Roça, macaxei-
ra, cará, cana, banana; visitação comuni-
tária e outros
Revitalização da casa de farinha; aquisição de
ferramentas para otimizar os tratos e transporte da produção.
Diversas
    16 famílias - Barcelos

(Baré, Dessana, Piratapuya, Baniwa, Caxinauá, Tukano)

Roça, macaxei-
ra, cará, cana, banana e outros.
Revitalização da casa de farinha; aquisição de
ferramentas para otimizar os tratos e transporte da produção e outros.
Diversas
34 famílias - Barcelos

(Baré, Tukano)
Açaí e castanha; roça, macaxeira, cará, cana, banana; visitação comuni-tária; produtos artesa-
nais.
Aquisição de
ferramentas para otimizar os tratos e transporte da produção e outros; construção de uma casa de farinha comunitária.
Fonte: Premiar Eventos e Consultorias/Seind