Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de março de 2015

Seind e MDA entregam equipamentos para o fortalecimento da Agricultura Indígena no rio Negro no próximo dia 31



Ônibus está entre os bens que serão entregues em benefício de comunidades indígenas. Foto: Isaac Júnior (Ascom/Seind)


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entregam no próximo dia 31 (terça-feira), às 9h, em Manaus, os primeiros bens e equipamentos do programa Território Rio Negro da Cidadania Indígena. A cerimônia será no porto fluvial do bairro São Raimundo, na zona oeste, e o material irá beneficiar as comunidades indígenas dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), em ações que vão desde o desenvolvimento social, à organização sustentável da produção, saúde, educação, cultura, infraestrutura e ações fundiárias. 

O programa Territórios da Cidadania foi lançado pelo Governo Federal em 2008, por meio do MDA, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, numa estratégia de desenvolvimento territorial sustentável para as populações, entre as quais as indígenas. 

Nesta primeira etapa, o investimento do Governo do Amazonas (por meio da Seind) no Território do Rio Negro é da Ordem de R$ 2,2 milhões (2.213.300,00), desenvolvido em parceria com o Governo Federal, por meio do MDA.

Na terça-feira serão entregues quatro barcos: dois para São Gabriel da Cachoeira e dois para Barcelos; uma picape para Barcelos, um ônibus para São Gabriel da Cachoeira e uma retroescavadeira para Santa Isabel do Rio Negro (a 631 quilômetros de Manaus). Posteriormente, até o fim do mês de abril será concluída a entrega de mais seis barcos para as comunidades indígenas.
Retroescavadeira irá beneficiar indígenas em Santa Isabel do Rio Negro. Foto - Divulgação-Seind
As embarcações estão equipadas com motores que variam de 50 a 114 cavalos e servirão para o transporte dos produtos que fazem parte do dia a dia dos indígenas.
Aproximadamente 40 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega dos equipamentos, o equivalente a 70% da população territorial total.

Em São Gabriel da Cachoeira, o programa beneficia comunidades como Cabari, Fonte Boa, São Jorge, Santo Antônio e Assentamento Theotônio Ferreira. Em Santa Isabel, os benefícios chegam a Campina do Rio Preto, Ilha do Chile, além de diversas famílias espalhadas pelo município. O mesmo ocorre em Barcelos.
------------------------------
BENS E EQUIPAMENTOS QUE SERÃO ENTREGUES
Bem
Quantidade
Destino
Barco
Dois
São Gabriel da Cachoeira
Ônibus rodoviário
Um
São Gabriel da Cachoeira
Barco
Dois
Barcelos
Picape
Uma
Barcelos
Retroescavadeira
Uma
Santa Isabel do Rio Negro
Fonte: Seind/MDA
------------------------------
SERVIÇO
ASSUNTO: Entrega de equipamentos para o fortalecimento da Agricultura Indígena no Rio Negro
QUANDO: Terça-feira, dia 31 de março de 2015.
ONDE: Porto do São Raimundo, na zona oeste de Manaus.
HORÁRIO: 9h.
BENEFICIADOS: Aproximadamente 40 mil pessoas, o equivalente a 70% da população territorial total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário