Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Seind e Instituto Maku-Itá discutem melhorias no quesito moradias para indígenas de Novo Airão

Presidente do Instituto Maku-Itá, Alvanira Lanawa pediu ao secretário em exercício da Seind, Amarildo Maciel Munduruku, apoio do órgão no processo de discussão que visa construir casas para indígenas em Novo Airão. Foto: Isaac Júnior (Ascom/Seind) 

O secretário em exercício da Seind, Amarildo Maciel Munduruku, recebeu nesta terça-feira (dia 18), a presidente do Instituto Maku-Itá (que significa nômade, na língua Baré), Alvanira Soares Palmela, do povo Lanawa. Em pauta, a construção de casas habitacionais para indígenas, quilombolas e não indígenas, na área urbana do município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

A reunião contou com a participação de representantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e da Fênix Consultoria, além de técnicos indígenas da Seind.

O Governo do Amazonas, por meio da Seind, tem participado do processo de implantação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no Estado. A ação já chegou a comunidades indígenas dos municípios de Tefé, Maraã, Alvarães, Rio Preto da Eva e São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus).

O Instituto Maku-Itá corre contra o tempo para ter casas construídas em Novo Airão, s´que pelo Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), mas precisa legalizar o terreno localizado no próprio município, para ter acesso ao benefício.

A entidade trabalha para regularizar toda a documentação junto à Caixa Econômica Federal, por isso conta com o apoio de parceiros como a Seind e o MNLM.

Alvanira Lanawa informou que protocolou os documentos e a medição do terreno deverá ser feita ainda este ano. Mais de 200 famílias já estão cadastradas para ter acesso ao PNHU, de acordo com a líder indígena.

Desenvolvimento
O Instituto Maku-Itá foi criado em 2005, com o objetivo de defender os direitos, o patrimônio cultural e os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas, além de promover o desenvolvimento socioeconômico e o combate à pobreza.

Além de Amarildo Maciel e Alvanira Lanawa, a reunião desta terça-feira teve a presença de Aluízio Pereira e Neila Gomes dos Santos, do MNLM; Charles Duarte e Neil Gomes, da Fênix Consultoria, que são projetistas e fazem parte do grupo de trabalho que formularam o PNHR no Brasil. Pela Seind também participaram Zuza Cavalcante Mayoruna, Jurandir Tenharin e Cláudio Pequeno Apurinã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário