Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Seind vai entregar bens a indígenas do rio Negro


Barcos são finalizados para ser entregues aos beneficiários. Foto: Divulgação

Dez barcos regionais equipados com motor, um ônibus, uma caminhoneta do tipo pick-up e uma retroescavadeira são os bens previstos para ser entregues a partir do próximo mês de dezembro pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), a comunidades que vivem no rio Negro. A ação faz parte do programa Território da Cidadania Indígena do Rio Negro, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o objetivo é fortalecer as cadeias produtivas do pescado, do extrativismo, além da comercialização de produtos indígenas e de povos tradicionais da localidade.

Aproximadamente 74 mil pessoas serão beneficiadas com as novas ações, entre as quais indígenas dos povos Tukano, Baniwa, Baré e Piratapuya, dos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus).

O programa também visa apoiar a dinamização econômica, melhorar a qualidade da alimentação e investir na gestão social das populações envolvidas.

O processo de vistoria dos bens é feito pela Caixa Econômica Federal, que é a instituição operadora financeira do projeto, antes de serem entregues à Seind e, consequentemente, às comunidades beneficiárias.

De acordo com a programação, três embarcações e uma pick-up serão entregues em Barcelos, além de uma retroescavadeira em Santa Isabel do Rio Negro (a 631 quilômetros de Manaus). O restante começa a ser distribuído a partir de janeiro, quando comunidades de São Gabriel da Cachoeira receberão uma embarcação e um ônibus.

Recursos do MDA
Lançado em 2008 pelo Governo Federal, o programa Territórios da Cidadania é desenvolvido com recursos do MDA. O Território do Rio Negro abrange uma área de 295 mil quilômetros quadrados e uma população total de 80 mil habitantes, dos quais 49 mil (61,87%), que vivem na área rural. Os números são do MDA, que aponta ainda a existência de quase 3 mil agricultores familiares, sendo 54 famílias assentadas e 12 terras indígenas.

Oficinas
Uma série de oficinas marcou a primeira etapa do projeto e possibilitou a realização de um diagnóstico sobre o potencial produtivo dos beneficiários.

Em São Gabriel da Cachoeira, o projeto beneficia as comunidades Cabari, Fonte Boa, São Jorge, Santo Antônio, Assentamento Theotônio Ferreira, entre outros. Em Santa Isabel, os benefícios chegam a Campina do Rio Preto, Ilha do Chile, além de diversas famílias espalhadas pelo município. O mesmo ocorre em Barcelos.

Cinco projetos
A Seind é executora (proponente) de cinco projetos no Território da Cidadania, quatro no rio Negro e um no rio Madeira, que foi finalizado em setembro do ano passado, com a entrega de máquinas e equipamentos a comunidades indígenas e não indígenas em Manicoré (a 333 quilômetros de Manaus).
Alguns dos bens entregues na calha do rio Madeira em 2013

O benefício abrangeu pouco mais de 5 mil agricultores familiares indígenas e não-indígenas, sendo 11 mil famílias assentadas e 22 terras indígenas, dos municípios de Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Humaitá e Apuí (a 220 quilômetros de Manaus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário