Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Seind viabiliza participação indígena em feira internacional



Produtos da AMARN, que poderão ser conferidos na feira. Fotos: AMARN/Divulgação

Sete organizações indígenas do Amazonas participarão da 2ª Mundial ART - Feira de Internacional de Artesanato, Moda e Decoração, que ocorre no período de 1º a 10 de agosto, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. Entre os mais de 15 mil itens previstos para ser apresentados na feira estão produtos indígenas extraídos da fauna e flora da Região Amazônica como colares, pulseiras, brincos, porta-joias, cestos e outros. 

A participação indígena é viabilizada pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o evento é organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).          

Durante os dez dias de feira, os visitantes poderão conferir algumas especificidades culturais por meio do artesanato próprio desenvolvido pelos indígenas da Associação  das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN); Associação Ihãa-bé; Organização de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé de Manaus (OMISM/Watyaman); Associação Wotchimaücü; Associação dos Artesãos Indígenas Residentes em Manaus (AAIRM); Associação Y’Apurehy e Associação Comunidade Indígena Wanano-Cotiria (ACIWC).

“A participação das organizações no evento é mais uma ação de promoção e proteção do patrimônio cultural indígena”, informou o titular da Seind, Bonifácio José Baniwa.   

“Está voltada para a promoção das manifestações culturais, tendo como elemento o artesanato de cada povo participante, e contribuirá também para a geração de renda, possibilitando, inclusive, juntarmos negociações com interessados no artesanato indígena”, acrescentou a chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), Rose Meire Barbosa.

Vitrine
Uma das entidades indígenas a participar pela primeira vez da feira, a Amarn acredita que o evento será uma importante vitrine para a divulgação do trabalho realizado pela organização, que foi criada há 27 anos e tem 58 associadas.

“Nossa expectativa é grande, visto que poderemos melhorar nossa renda e, a partir da recepção do público, fazer uma ampla divulgação da nossa atividade”, disse Clarisse Tukano, uma das integrantes da Coordenação de Tesouraria da Amarn.

Além dos produtos arumã (balaio, tiara e anel indígena), os visitantes poderão conferir os espanadores de tucum, pulseiras de açaí e até os filtros de sonho que, segundo a indígena, servem para tirar ‘mau-olhado’.

Outros expositores
Além do Brasil, a Mundial ART terá expositores oriundos da Rússia, Índia, Turquia, Paquistão, Egito, China, Japão, Emirados Árabes, Síria, Peru, Bolívia, Equador, Chile, Republica Tcheca, França, Quênia, Itália, Filipinas, Coreia, Tailândia, África do Sul e Senegal.

O Manaus Plaza Shopping localiza-se na avenida Djalma Batista, nº 2.100, Chapada, Zona Centro-Sul da capital amazonense. A feira começa às 14h e prossegue até 22h, com entrada ao preço de R$ 8. Estudantes e idosos pagam apenas a metade do valor, enquanto crianças até dez anos não pagam.  
----------------------------------------
INDÍGENAS NA 2ª MUNDIAL ART
ENTIDADE
ENDEREÇO
CONTATO
Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN)
Rua 06 – Conjunto Vilar Câmara, nº 155 – Bairro Aleixo
Claudinéia: 3644-2480
Associação Wotchimaücü
Rua São Salvador, nº 1.216 – Bairro Cidade de Deus
Domingos: 9306-5568
Associação Ihãa-bé
Rua 5, casa nº 30 – Bairro São José 2
Maria do Carmo Sateré: 9408-9022
Associação dos Artesãos Indígenas Residentes em Manaus (AAIRM)
Rua Milton Mourão, nº 14 – Bairro São Francisco
Jomara Aracy: 9493-8491
Associação Y’Apurehy
Rua Comandante Norberto Vongal – Conjunto Santos Dumont, s/n
Sara: 9350-2730
Organização de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé de Manaus (OMISM/Watyaman)
Rua Comandante Norberto Vongal, – Conjunto Santos Dumont, nº 201
Marta Sateré: 9456-3921
Associação Comunidade Indígena Wanano-Cotiria (ACIWC)
Rua Platina, nº 155 – Nova Floresta. Vendas na Praça Tenreiro Aranha, no Centro de Manaus.
Maria do Camo Wanano: 9213-4922
Fonte: Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas – Depi/Seind

Nenhum comentário:

Postar um comentário