Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Seind faz cinco anos e busca renovação de parceria com a Funai


Fachada da Seind, reunião institucional e algumas atividades realizadas pelo órgão e parceiros dentro do Comitê Gestor de Atuação Integrada com a Funai. Fotos: Ascom/Seind e Arquivo/Seind


A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) completa meia década nesta segunda-feira (dia 8) e entre as principais metas do órgão está a prorrogação da parceria entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai) por mais cinco anos. O aditamento do Termo de Cooperação Técnica já está em fase de análise e deverá possibilitar a continuação das ações do Comitê Gestor de Atuação Integrada, em terras e comunidades indígenas, a partir de 2015. 

Assinado em 30 de novembro de 2009, durante a realização do Fórum Amazonas Indígena (Forind), o Termo de Cooperação Técnica com a Funai tem como base fundamental a política de etnodesenvolvimento, na qual os povos indígenas têm suas opiniões, aspirações e interesses respeitados.

O “Comitê Gestor Indígena” foi instalado em julho de 2011, composto por 52 instituições parceiras, entre as quais a própria Seind, com o objetivo de trabalhar ações nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, manejo de recursos naturais, pesquisa, esporte, cultura, infra-estrutura, fomento, desenvolvimento regional e outros.

A Seind foi criada pela Lei número 3.403, de 7 de julho de 2009, e começou a funcionar no dia 8 de setembro do mesmo ano com a finalidade de formular, executar e implementar essa política de etnodesenvolvimento, no âmbito do Programa Amazonas Indígena, em parceria com outras instituições dos governos federal, estadual e municipal, com as comunidades e organizações indígenas e entidades não governamentais.

Como parte do processo de inserção e participação no Comitê Gestor, a secretaria criou o seu próprio planejamento estratégico, com o apoio da Cooperação Técnica GIZ.

O Comitê Gestor é formado por quatro câmaras técnicas: Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas; Promoção dos Povos Indígenas no Amazonas: na perspectiva de valorização do patrimônio sociocultural indígena; Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas do Amazonas: Reafirmando direitos e na perspectiva das territorialidades indígenas; Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas.

Avanços
Com o empenho dos membros do Comitê Gestor foi possível a inclusão dos indígenas em diversos programas sociais. Entre as diversas ações e atividades desenvolvidas em cinco anos, destacam-se os cursos voltados para a qualificação técnica e profissionalizante, o fortalecimento da gestão das organizações indígenas e o acesso à cidadania para os povos indígenas, realizados em parceria com instituições como o Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria de Estado e da Assistência Social (Seas).

Outra conquista foi registrada em fevereiro deste ano, quando a secretaria assinou um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oficializa a liberação de recursos para a execução do Projeto de Gestão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável das Terras Indígenas do Amazonas. Os valores são provenientes do Fundo Amazônia e deverão beneficiar aproximadamente 35 mil indígenas (de forma direta e indireta) na geração de trabalho, renda e inclusão social.

“Já estamos visitando as comunidades indígenas para fazer a apresentação do projeto”, informou o secretário em exercício da Seind, José Mário Mura.

Políticas públicas
A partir da criação do Comitê Gestor, a Seind e parceiros têm elaborado e acompanhado a efetivação de políticas públicas em áreas como o manejo participativo de recursos pesqueiros em terras indígenas de Jutaí (comunidades Acapuri de Cima e Espírito Santo) e São Paulo de Olivença (projetos Eware Tchoni e Eware 2).

A secretaria tem divulgado os programas de financiamento e apoio à comercialização, por meio do acesso à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).

Educação
Na área de educação, a parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/AM) também tem proporcionado resultados positivos. Desde 2005 a UEA, oferece cota para indígenas ingressarem na instituição, em 46 cursos disponíveis. No último dia 28, a UEA graduou 632 indígenas, na primeira turma do Curso Superior de Pedagogia Intercultural, do Programa de Formação de Professores Indígenas (Proind).   

Resultado de várias articulações feitas em 2013 pela Seind e parceiros, que culminaram na realização do primeiro seminário “Novos Caminhos para Consolidar as Políticas Afirmativas dos Povos Indígenas do Amazonas”, outro avanço na área da educação é a disponibilização de  bolsas de apoio acadêmico a indígenas. O benefício é de R$ 500 (por mês) mais vale transporte e um contrato de um ano.

Atendimento
Por meio do Departamento de Atenção aos Povos Indígenas (Dapi) e em parceria com a Defensoria Pública da União no Amazonas (DPU), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE) e a Procuradoria Federal no Estado do Amazonas, a Seind já prestou mais de 3 mil atendimentos jurídicos centralizados. O trabalho é diário e vai desde a triagem à resolução de problemas relacionados principalmente à família, crimes, terra e a indígenas em situação de vulnerabilidade social.   

-------------------------------------
ALGUNS RESULTADOS EM CINCO ANOS DE SEIND
AÇÕES
PARCEIROS
Finalização do projeto Território da Cidadania do Madeira
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
Qualificação técnica e profissionalizante nas áreas de enfermagem, saúde bucal, análises clínicas; mecânica de motocicleta; melhoria da qualidade do artesanato;  associativismo e cooperativismo; certificação orgânica da castanha; elaboração de projetos na prática; olericultura básica; encauchados (trabalho com o látex); avicultura; fruticultura; contagem de pirarucu.
Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Ações de acesso à assistência social e cidadania indígena.
Secretaria de Estado e da Assistência Social (Seas); Funai; Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); Fundação Hospital de Medicina Tropical de Manaus (FHMT); Banco do Brasil; Exército Brasileiro.
Atendimento jurídico centralizado e integrado na Seind.
Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas – DAPI/Seind; Defensoria Pública da União (DPU); Procuradoria Federal do Estado Defensoria Pública do Estado (DPE).
Acesso ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
Organizações indígenas; prefeituras; Caixa Econômica.
Ações de Fortalecimento das Organizações Indígenas.
Organizações indígenas.
Promoção e valorização das mulheres indígenas.
Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República; Grupo Amazonaids; organizações indígenas.
Apoio às atividades produtivas e ações de crédito.
Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 
Ações de compensação ambiental e mitigação do empreendimento “Ponte sobre o Rio Negro”.
Distrito Sanitário de Saúde Indígena (DSEI/Manaus).
Ações de promoção e proteção do patrimônio cultural indígena.
Ministério da Justiça (MJ); Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam); organizações indígenas.
Realização do Abril Cultural Indígena.
Funai; Secretaria de Estado do Desporto, Juventude e Lazer (Sejel); Seduc/AM; Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM);  Comando Militar da Amazônia (CMA);  Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam).
  
Fonte: Seind

Nenhum comentário:

Postar um comentário