Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cursos técnicos voltados para a saúde indígena são intensificados no Amazonas


Turma de novos técnicos em enfermagem indígena. Fotos: Rose Meire Barbosa (Depi/Seind)


Em mais uma ação que visa contribuir para melhorias no setor da saúde indígena no Estado, o Governo do Amazonas tem intensificado a realização do curso Técnico em Enfermagem, destinado exclusivamente aos indígenas. Atualmente, um total de 433 alunos de 23 municípios está em sala de aula em processo formação em áreas técnicas, que envolvem também os cursos de Análises Clínicas e Saúde Bucal.   

O cronograma de atividades começou em 2012 e os cursos são ministrados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em parceria com a Secretaria de Estado para os Povos Indigenas (Seind). Seis turmas estão em fase de conclusão, com perspectiva de formar a partir do segundo semestre de 2015, nos municípios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Lábrea, Pauini, Santo Antônio do Içá e São Gabriel da Cachoeira.

Na sexta-feira da semana passada (dia 10), Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus) conheceu a primeira turma de indígenas do alto rio Solimões formada no curso Técnico de Enfermagem. A cerimônia de certificação reuniu 32 novos técnicos indígenas oriundos de Benjamin Constant, Tonantins, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

A iniciativa dessa parceria tem por objetivo promover a educação técnica aos indígenas de todo o Estado do Amazonas, para que essa população disponha de profissionais de nível médio na área da saúde da própria comunidade e em diversas áreas de formação.

Parceria
Durante a cerimônia de formatura em Tabatinga, o titular da Seind, Bonifácio José Baniwa, destacou a parceria com o Cetam, com as próprias comunidades e organizações indígenas, além de instituições como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que tem proporcionado a formação de médicos e enfermeiros indígenas, por meio do sistema de cotas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de outros profissionais já formados.  

“Que amem seu povo e exerçam a profissão de forma que possam ajudar suas comunidades e as lideranças, na luta para melhorar ainda mais a saúde indígena”, destacou o secretário Bonifácio, que participou da cerimônia acompanhado da diretora-presidente do Cetam, Joésia Pacheco.
Secretário da Seind, Bonifácio José entrega certificado a indígena
Joésia Pacheco agradece apoio efetivo da Seind na parceria


Outros municípios
Além dos citados anteriormente, os outros municípios beneficiados com os cursos técnicos voltados para indígenas são Boca do Acre, Coari, Fonte Boa, Jutaí, Maués, Novo Airão, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Tapauá, Tefé, Maraã, Uarini e Alvarães.
Feliz pela missão cumprida, após vários meses de curso


Nenhum comentário:

Postar um comentário