Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Indígenas são atendidos no baixo rio Amazonas


Expedição de documentos é um dos serviços prestados pelo Barco PAI também aos indígenas. Fotos: Divulgação/Seas

O Pronto Atendimento Itinerante (Barco PAI) realizou mais de 70 mil atendimentos, no primeiro semestre de 2014, na calha do baixo rio Amazonas. Serviços como atendimento médico, previdenciário e de assistência social foram realizados em Barreirinha, Maués e Boa Vista do Ramos (a 270 quilômetros de Manaus), com beneficiamento direto de comunidades indígenas dessas localidades e de outras da mesma abrangência desses municípios. 

Maués recebeu um total de 30,5 mil atendimentos, contra 29,7 mil de Barreirinha e 15,6 mil de Boa Vista do Ramos (ver quadro abaixo).

As ações de cidadania atenderam a solicitações feitas pelas próprias lideranças e organizações indígenas junto a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e a Fundação Nacional do Índio (Funai). 

Todas foram executadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e parceiros, por meio da câmara técnica “Qualidade de Vida dos Povos Indígenas do Amazonas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Funai.
Indígenas buscam atendimento na região do baixo rio Amazonas

De acordo com a programação da Seas, neste segundo semestre o Barco PAI vai chegar também a aldeias de Parintins, Nhamundá, Urucará, Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba (a 212 quilômetros de Manaus).
Serviço odontológico é um dos mais realizados

Comunidades como Santo Antônio do Tracajá (Parintins) estão entre as beneficiadas.  Apesar de terem sido visitados, Barreirinha, Maués e Boa Vista do Ramos também foram colocadas na lista.

O retorno a Manaus está previsto para o dia 3 de dezembro.

Desde 2003                          
O atendimento do Barco PAI começou em 2003 e já realizou mais de 3,3 milhões de atendimentos em todo o Estado do Amazonas, nas embarcações Zona Franca Verde, Puxirum 1 e Puxirum 2.
Barco PAI presta atendimentos no interior do Amazonas desde 2003
Os serviços vão desde os benefícios sociais e previdenciários, a questões que abordam os direitos humanos. Os indígenas são atendidos diretamente na expedição de documentos, atendimentos médico, odontológico, entre outros.

O objetivo é que esses serviços sejam acessados por um número cada vez maior de indígenas possível.

A participação das organizações indígenas no processo tem sido importante, assim como a de outras instituições como o Exército, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Banco do Brasil, Correios e Fundação Nacional do Índio (Funai), além das secretarias de Saúde (Susam), Segurança Pública (SSP), Trabalho, Emprego e Renda (Setrab) e prefeituras municipais.

Outros locais
Desde 2011, vários mutirões foram realizados e alcançaram indígenas de Atalaia do Norte, na comunidade São Sebastião/Vale do Javari; o Vale do Javari; e municípios de Jutaí, Carauari, Itamarati, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro. 
 
 
                                                          Fonte: Seas/Seind






Nenhum comentário:

Postar um comentário