Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Secretário da Seind é entrevistado por TV Japonesa



Masahiro Shibata (à esquerda) entrevista Bonifácio José. Foto: Isaac Júnior (Ascom/Seind)



O titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) foi entrevistado pelo jornalista Masahiro Shibata, do jornal The Asahi Shimbun, que é considerado um dos cinco jornais mais conceituados do Japão. A conversa foi na manhã de terça-feira (dia 21), na Seind, e ficou centrada no apoio que a secretaria tem prestado ao projeto "Arquearia Indígena do Amazonas". 

O projeto foi lançado no início de 2013 pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com a Federação Amazonense de Tiro com Arco, e tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Seind e da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), além da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).      

O objetivo é contribuir para a formação de atletas de alto nível na modalidade tiro com arco, além de popularizar a arquearia no Estado do Amazonas, por meio dos próprios indígenas.

Campeonato Brasileiro
No período de 8 a 12 deste mês, o Amazonas esteve representado por um grupo de jovens indígenas, fruto desse projeto, no 7º Campeonato Brasileiro Infantil, Cadete e Juvenil de Tiro com Arco. A competição foi disputada em Maricá (no Rio de Janeiro) e os amazonenses conquistaram cinco medalhas: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A delegação amazonense foi acompanhada pelo idealizador do projeto e superintendente da FAS, Virgílio Viana; pela coordenadora, Márcia Lot; e pelo técnico Roberval Santos.  

Seletivas
Na entrevista ao jornalista japonês, Bonifácio José destacou que desde o ano passado, a Seind tem sido parceira da FAS na identificação de jovens indígenas que vivem em localidades distantes do Amazonas, para a participação no projeto "Arquearia Indígena do Amazonas para a Rio 2016". E chegou a citar as seletivas que foram realizadas no alto rio Solimões, no Madeira e no rio Negro, como fundamentais para o processo de participação e escolha dos atletas.

O secretário também fez alusão a eventos importantes realizados no Amazonas pela Seind e parceiros, entre os quais o Abril Cultural Indígena, que são importantes e tornam cada vez mais vivos o esporte, a cultura e próprio desenvolvimento sustentável dos povos indígenas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário