Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governo do Amazonas compartilha ações integradas com indígenas do Alto Solimões

Cristiano Oliveira e Rose Meire Barbosa (acima, à esquerda) foram os responsáveis pela realização do encontro. Fotos: Rose Meire Barbosa
Com o objetivo de consolidar as ações integradas e elaboradas por meio do Comitê Gestor de Cooperação Técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Governo do Amazonas começou a compartilhar os trabalhos e desafios para os próximos quatro anos em benefício das populações indígenas, também no interior do Estado. Neste mês de janeiro, dois municípios do Alto Solimões participaram do “Encontro Regional de Governo e Povos Indígenas: Promovendo Ações Integradas no Amazonas”, organizado pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) em Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus). O outro município foi Benjamin Constant.

Aproximadamente 70 lideranças dos povos Tikuna, Kokama e Kambeba puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo governo nos últimos dez anos e os desafios para a implementação de ações e políticas públicas junto aos povos indígenas. Por último, a Seind apresentou as ações do plano de ação integrada do comitê gestor, que foram validadas em Manaus no último mês de dezembro, durante o “Encontro de Governo e Povos Indígenas: Promovendo Ações Integradas no Amazonas”, que reuniu líderes de todo o Amazonas. “São aquelas ações contempladas dentro do plano de trabalho”, explicou o chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind (Detno), Cristiano Oliveira. “O propósito é estender o encontro para outras regiões do Estado, pois serve de oportunidade para que as lideranças indígenas conheçam a secretaria, como ela funciona”, justificou o técnico, que foi responsável pela realização do evento ao lado da chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), Rose Meire Barbosa.

Modelo
Criado em 2011, a proposta do comitê gestor é servir como modelo de ações integradas de etnodesenvolvimento que possam dar respostas positivas às principais necessidades dos povos indígenas no Amazonas, nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, manejo de recursos naturais, pesquisa, esporte, cultura e outras. O comitê tem a participação de várias instituições parceiras e é formado por quatro câmaras técnicas: Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas; Promoção; Sustentabilidade Econômica e Qualidade de Vida dos Povos Indígenas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário