Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Seind prestigia posse de novo coordenador técnico local da Funai em Nova Olinda do Norte

Alguns indígenas que participaram da posse de Gilmar  (no destaque), entre eles o sec. em exerc. da Seind, José Mário Mura (de óculos). Fotos: Adail Munduruku
A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) participou, no último fim de semana, da cerimônia de posse do novo titular da Coordenação Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Nova Olinda do Norte (a 138 quilômetros de Manaus). Gilmar Assunção, do povo Munduruku, assumiu a função num evento que reuniu aproximadamente 70 pessoas na própria sede da CTL do município, localizado no médio rio Madeira.
O papel da coordenação é articular projetos, fazer assessoramento aos povos indígenas nas áreas de saúde, educação e, principalmente, de fiscalização e proteção.
 
O novo coordenador da CTL foi escolhido após várias assembleias realizadas nas aldeias dos rios Canumã e Mari-Mari. “A posse foi bastante prestigiada por indígenas daquela localidade”, informou o secretário em exercício da Seind, José Mário Mura, que colocou a Seind à disposição do novo coordenador para possíveis parcerias. “Para isso, o Governo do Amazonas tem um Termo de Cooperação Técnica com o Governo Federal, por meio da Funai/Brasília”, justificou o secretário.
 
Para Gilmar, a meta é dar continuidade ao trabalho social que já vem sendo feito nos últimos três anos. Um dos resultados positivos disso, segundo ele, é a própria inserção de indígenas na área da educação feita pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Temos 27 indígenas nesse processo educacional”, informou. “Queremos reestruturar a imagem da Funai e fazer um resgate da imagem do povo indígena, quebrando as barreiras do preconceito”, acrescentou o coordenador. 
 
Também prestigiaram a posse os tuxauas gerais Jorge Japeka e Manoel Munduruku, que formam a liderança geral do povo Kwatá/Laranjal; o titular da comissão que preside a Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), Fidelis Baniwa; o coordenador do Conselho Indígena Mura (CIM) de Autazes, Maurício dos Santos; o coordenador da União dos Povos Indígenas Munduruku e Sateré-Mawé (Upims), Raimundo Euclides; o coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marcos Apurinã; Adail Munduruku e outras  lideranças locais.
 
Reestruturação - A Funai foi criada pela Lei número 5.371, de 5 de dezembro de 1967 e é vinculada ao Ministério da Justiça. As CTLs surgiram por meio do Decreto 7.056, de 28 de dezembro de 2009, que trata da reestruturação da Funai e que extingiu algumas administrações regionais e Postos Indígenas da instituição. De 45, as administrações regionais passaram para 36 coordenações regionais no País. No Amazonas elas estão presentes nos municípios de Parintins, Autazes, Borba, Nova Olinda, Manicoré, Nhamundá, entre outros.
 
Ao todo, 297 CTLs substituem os Postos Indígenas. As atividades delas são definidas em regimento interno. De acordo com o decreto, compete às Coordenações Regionais realizar a supervisão técnica e administrativa das CTLs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário