Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Palestra debate protagonismo indígena no Brasil


Contemporaneidade do protagonismo indígena no Brasil: experiências de etnopolíticas ou de indigenismo? Este é o tema da palestra do Musa desta quinta-feira, 2 de agosto. A professora Maria Helena Ortolan Matos, professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM e, atualmente, diretora do Museu Amazônico da UFAM, considera importante essa discussão, por tratar-se de mundos culturalmente diferentes em conexão.

“Após a Constituição de 1988, o novo contexto indigenista estatal permitiu maior participação dos povos indígenas nas esferas públicas no Brasil. Num primeiro momento, líderes do movimento indígena comemoraram como um avanço no indigenismo brasileiro conquistado por suas lutas políticas apoiadas pelos aliados dos direitos indígenas (agentes diversificados, como indigenistas, antropólogos, advogados, acadêmicos, artistas, etc.), segundo Maria Helena".

A professora revela que “nos anos 90 e 2000, agentes indígenas fizeram-se participativos no Estado brasileiro, na definição de políticas públicas e também na execução de ações indigenistas, nas esferas federal, estadual e municipal”. Hoje – acrescenta – após a vivência indígena nessas várias experiências, pelo menos duas questões de peso analítico se impõem: a primeira, se tais oportunidades participativas têm garantido, efetivamente, o protagonismo dos povos indígenas no Brasil.

A segunda refere-se ao fato de ações indigenistas estatais executadas por agentes indígenas estarem permitindo o exercício de práticas etnopolíticas. Refletir sobre essas questões –explica Maria Helena – é mais que uma exigência política, por se tratar de uma temática antropológica sobre mundos culturalmente diferentes em conexão. “Cabe aos estudiosos dos povos indígenas no Brasil assumirmos mais este desafio analítico, se quisermos continuar contribuindo para a defesa dos direitos indígenas em nosso país”, conclui.

Sobre a professora
Maria Helena Ortolan Matos possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2006). É professora da Universidade Federal do Amazonas, atuante no Departamento de Antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e, atualmente, está Diretora do Museu Amazônico/UFAM. Tem experiência acadêmica na área de Antropologia Social, desenvolvendo estudos e pesquisas em política indigenista, relações interétnicas, política indígena, movimento indígena e etnologia indígena.
------------------------------------------------------ 
Palestra: Contemporaneidade do protagonismo indígena no Brasil: experiências de etnopolíticas ou de indigenismo?
Palestrante: Maria Helena Ortolan Matos
Data: 02/08
Horário: 17h
Local: Sede Administrativa do Musa. Rua EG nº11A, Conjunto Morada do Sol, Aleixo
Entrada gratuita



Contato com a palestrante:
Tel: (92) 3305-5200


Fonte: Ascom/Musa

Nenhum comentário:

Postar um comentário