Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Kambeba lança livro e apresenta cultura tribal



Indígenas representantes do povo Kambeba, que é retratado nas obras que vão ser apresentadas no Museu Amazônico. Foto: Divulgação


O Museu Amazônico apresenta nesta sexta-feira (dia 21), às 18h, um conjunto de obras sobre esses indígenas que vivem na cidade ou nas proximidades de Manaus, entre eles o povo Omágua/Kambeba, com suas lutas e desafios. A tribo Tururukai-uka vai estar presente e mostrar como consegue manter suas tradições, falar a língua Kambeba e o tupi amazônico, além do português e ainda se diferenciar como um dos povos mais articulados o Amazonas.

A migração de povos indígenas para as cidades, com o intuito de elevar a consciência da existência de etnias, é um dos marcos enfrentados pelos governos. Há uma política de apoio, mas resultados estão longe do ideal. O resultado está na marginalização e favelização dos primeiros moradores da nossa região. 

O povo Omágua/Kambeba, considerado por sua vez, um das civilizações indígenas mais adiantadas da Amazônia. Há informações que já trabalhavam com cerâmica vitrificada muito antes dos povos marajoaras, no Pará. Inclusive, sendo os Omágua/Kambeba os repassadores desta tecnologia aos demais povos. Os Omágua/Kambeba também, no século 17, usavam vestimenta feita de algodão cru, cultivados próximo à tribo. 

O nome Kambeba vem do apelido dado pelo homem branco ao ver um povo que usava ornamento que deixava a cabeça com o aspecto achatado. Os Omágua/Kambeba foram considerados extintos por mais de 100 anos e, nos anos 80, ressurgiram no movimento de reafirmação de etnias na Amazônia.

Neste evento haverá o lançamento de do livro de poesia Kambeba e vídeos que retratam o mesmo assunto.
--------------
SERVIÇO:
Evento:  Lançamento do livro “ AY KAKYRI TAMA” – EU MORO NA CIDADE -  Autora: Márcia Wayna Kambeba
Data de lançamento: 21/ 06/2013   
Horário:  18h
Local: Museu Amazônico. Rua Ramos Ferreira, próximo à Livraria Valer.

Programação do lançamento:
18h - Vídeo Institucional Aldeia Kambeba 5 min
18h10 - Apresentação do filme  “ Ser ou Não Ser”  15min. ( Leonardo Costa e Marcos César)
18h30 - Mesa redonda: (participação Márcia Wayna Kambeba, professora/antropóloga; dra. Deise Lucy e o líder Francisco Cruz da Costa (nome indígena urumã)

Resumo: a autora vai falar em que condições o livro foi escrito. A antropóloga vai falar sobre as interferências existentes no convívio do índio com a cidade. E o líder Francisco Uruma vai falar sobre a presença do canto, dança e literatura indígena.  Francisco Uruma teve destaque na Folha de São Paulo (21/04/2013 - Caderno Negócios, Empregos e Carreiras), como o indígena que desenvolve o processo de coaching para ser uma grande liderança na Amazônia.

19h - Lançamento do livro “ AY KAKYRI TAMA” – EU MORO NA CIDADE
19h30 - Sarau (poesia e música) apresentado pela tribo Tururukari-uka (Omágua/Kambeba)
20h – Coquetel

Contato autora: Mária Kambeba - Contato: 9220-9007
Ass. Comunicação: Marinaldo M. Guedes. Contato: 9257-3200


Nenhum comentário:

Postar um comentário