Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Seind destaca os dez anos de participação indígena no Governo do Estado em evento realizado em Brasília



A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) é uma das representantes do Governo do Amazonas na Conferência Fibea (Fostering Indigenous Business & Entrepreneurship in Americas - Promoção de Negócios e Empreendedorismo Indígena nas Américas) de 2013. O encontro é realizado durante dois dias em Brasília e encerra-se nesta quarta-feira (dia 26), com o tema "Mineração em Terras Indígenas: Desafios e Oportunidades".

Representada pelo secretário adjunto do órgão, José Mário Mura, a Seind participa da mesa-redonda Sustentabilidade com Identidade: 10 Anos de Participação Indígena no Governo do Estado do Amazonas – Efetivando a Política de Etnodesenvolvimento.

A conferência deste ano na capital federal aborda assuntos relevantes ao desenvolvimento de negócios sustentáveis nas comunidades indígenas e dá, aos participantes, a chance de compartilhar ideias e explorar oportunidades de negócios.

A Seind foi criada pela Lei nº 3.403, de 7 de julho de 2009, com a finalidade formular, executar e implementar a política de etnodesenvolvimento sustentável e a preservação de valores culturais e históricos, definidos e aprovados pelo Conselho Estadual dos Povos Indígenas. Prestes de completar quatro anos em plena atividade, o órgão tem avançado em vários projetos e ações destinadas a 64 povos, por meio do Plano de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Intercâmbio
Em 2012, a Fibea foi realizada em Manaus com a participação de indígenas do Amazonas, Canadá e Alaska. O encontro tem proporcionado um intercâmbio de experiências no sentido de fortalecer o povo indígena como um todo. 
Fibea do ano passado teve a participação de indígenas de outros países, entre eles Pete Esquiro, do Alaska. Foto: Divulgação/Seind

Outra participante do Estado no evento de 2013 é a Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH), que está representada pelo titular da pasta, Daniel Nava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário