Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de junho de 2013

Seind e Unicef reúnem-se por melhorias na educação escolar indígena



Secretário Bonifácio (à esquerda) e representantes do Unicef, entre eles Unai Sacona (à direita), na reunião desta terça-feira, realizada na Seas. Foto: Divulgação/Seind

Representantes da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e do Fundo das Nações Unidas (Unicef) estiveram reunidos nesta terça-feira (dia 11), em Manaus, para discutir melhorias na educação escolar indígena do Amazonas. O principal objetivo é criar um sistema de ensino que valorize a cultura indígena, inclusive com estímulo à participação dos mais velhos durante as aulas ministradas nas próprias aldeias.  

Um grande encontro com temática na educação escolar indígena e participação de lideranças indígenas dos países amazônicos está programado para o segundo semestre deste ano na capital amazonense. Além da troca de experiência, o Unicef quer ajudar no processo de criação de políticas, a partir do mapeamento de cada povo, inclusive com a participação das mulheres indígenas.

O Unicef é um dos parceiros da Seind no Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), que tem como umas das linhas de atuação a atenção à criança e ao adolescente.  

A reunião desta terça-feira foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e teve a participação do titular da Seind, Bonifácio José Baniwa, do chefe da Plataforma Amazônia do Unicef, Unai Sacona, e da assessora Regional de Educação do Fundo, Ana Lucia D'Emilio.

Desde 2009, a Seind tem estreitado uma parceria com o Unicef  para produzir ações conjuntas de fortalecimento das organizações indígenas no Amazonas, nas áreas de educação, saúde e social. Entre as quais destacam-se os programas “Segurança Alimentar” e “Amazonaids”, que são desenvolvidos junto aos indígenas nos municípios de Tabatinga, São Paulo de Olivença e Benjamin Constante, ambos no alto Solimões.

O secretário Bonifácio José citou a Escola Indígena Pamáali, localizada no médio rio Içana, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), como modelo a ser seguido. A escola funciona desde o ano de 2000 e atende a jovens de várias comunidades, com faixa etária de 14 a 20 anos, com professores indígenas do povo Baniwa da própria região.

Bebê Tikuna
Indígenas do alto rio Solimões participam, no município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), da “Semana do Bebê Tikuna”. O evento é organizado pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef), com apoio do Governo do Amazonas, numa iniciativa que está inserida no âmbito do Plano Integrado AmazonAids. O objetivo é contribuir para a melhoria dos indicadores da primeira infância junto aos Tikuna, maior grupo indígena da região, promovendo e garantindo os direitos de gestantes, mães e crianças.

A programação continua até a próxima sexta-feira (dia 14), com diversas atividades desenvolvidas nas próprias comunidades indígenas, entre as quais o lançamento da Cartilha Direitos e Cuidados com as Crianças Tikuna e a assinatura da Lei Municipal instituindo a Semana do Bebê no Município de Tabatinga.

Também está prevista uma roda de conversa, com temas que vão desde a violência contra as mulheres tikuna ao papel da parteira indígena, além de questões de sexualidade, conscientização e prevenção do HIV/AIDS, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário