Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Conferência de Povos e Comunidades Tradicionais é aberta no Amazonas

Governador Omar Aziz abriu os trabalhos em cerimônia realizada em Manaus. Fotos: Divulgação/Seind  

A 4ª Conferência Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas foi aberta nesta segunda-feira (3 de junho), no Salão Nobre do Studio 5 Centro de Convenções, pelo governador do Amazonas, Omar Aziz. O evento marca o início da Semana do Meio Ambiente e as comemorações pelos dez anos de criação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Abertura teve a participação de personalidades estaduais e nacionais

Durante a cerimônia de abertura, que contou com a participação de personalidades como o senador Eduardo Braga (PMDB) e de secretários de Estado como Nádia Ferreira (SDS) e o titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas, Bonifácio José Baniwa, o governador pediu mais agilidade no processo de regularização fundiária. Omar também assinou a ordem de serviço para o início da construção do novo prédio do sistema SDS e para a implantação do programa Água para Todos, que vai beneficiar mais de 10 mil famílias do interior com a instalação de sistemas de captação de água da chuva.

“Precisamos que haja agilidade na regularização fundiária para que a população, em qualquer canto desse Estado, tenha acesso à tecnologia, à mecanização, e possa ter escoamento da produção para ter uma qualidade de vida melhor”, afirmou o governador.

Além de participar da abertura, a Seind estará presente nos eventos paralelos da conferência, entre os quais a 1ª Feira dos Produtos da Sociobiodiversidade e o 2º. Encontro de Mulheres da Floresta.
Secretário Bonifácio José e o assessor dele, Darcy Marubo, durante o evento

Outros projetos
Em discurso para uma plateia formada por representantes de comunidades tradicionais, estudantes e comunidade acadêmica, Omar Aziz destacou alguns dos projetos em implementação pelo Governo Estadual no setor primário baseados na economia sustentável e que requalificam terras em ocupação por outras atividades. No Sul do Estado, em municípios como Apuí e Humaitá, que sofrem forte pressão pelo desmatamento para pasto, o investimento estadual é no desenvolvimento de um polo de piscicultura.

Compensação
Durante a abertura da 4ª Conferência, a titular da SDS, Nádia Ferreira, assinou com os presidentes dos bumbás Caprichoso, Márcia Baranda, e Garantido, Telo Pinto, um temo de compromisso para um programa de compensação das emissões de gases de efeito estufa durante o Festival Folclórico de Parintins.

Publicações
Na ocasião, a SDS também lançou três publicações que mostram a evolução da política ambiental do Estado nos últimos dez anos e traçam as metas de redução de desmatamento. Até 2015, a expectativa do Estado é reduzir o desmatamento para 350 km², superando o recorde atual.

No livro “Amazonas: 10 anos de política pública em desenvolvimento sustentável – uma trajetória de conquistas e desafios (2003-2013)”, a SDS apresenta a trajetória do órgão e os principais projetos implementados. Outro documento lançado pela SDS é a publicação “Análise do Desmatamento Consolidado nos Municípios do Amazonas”, que traz os dados consolidados por município do desmatamento e das áreas protegidas até 2011.

Desmatamento
A SDS também lançou o Plano Plurianual de Combate ao Desmatamento, com metas de redução até 2015. O documento traça as ações planejadas para o uso sustentável do solo e redução do desmatamento, a partir de uma parceria com mais de 50 instituições dos governos federal, estadual e municipal, além de centros de pesquisa, ONGs, bancos, sindicatos, associações, dentre outros. As ações têm como foco 26 municípios.

A abertura da 4ª Conferência Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas também tem a participação de representantes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Ministério de Meio Ambiente (MMA), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Associação dos Quilombolas de Barreirinha, entre outros.
Produtos indígenas apresentados na feira da conferência


* Com informações da Agência de Comunicação Social do Estado do Amazonas (Agecom) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário