Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Seind e Sempa discutem benefícios para indígenas de São Gabriel da Cachoeira


Titular da Seind,  Bonifácio José Baniwa fala de ações e de como elas podem ser executadas na parceria com o secretário Salvador Menezes (à direita dele). Fotos: Divulgação/Seind

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) é um dos órgãos estaduais a firmar parceria com a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), com o objetivo de levar benefícios para os indígenas do município. As ações estão direcionadas principalmente à produção de farinha (agricultura), à piscicultura, com a reativação da estação de alevinagem nos distritos de Iauaretê, Pari-cachoeira e Escola Pamalli, e ao extrativismo. 

Uma das propostas é ampliar a oferta dos cursos de capacitação, que já são realizados pela Seind e parceiros em outras localidades, por meio do Comitê de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

O titular da Sempa, Salvador Menezes de Andrade, 36, do povo Baré, passou uma semana em Manaus e adiantou que a meta é firmar um termo de cooperação técnica com a Seind, para oficializar a parceria. Uma carta de intenção nesse sentido foi entregue ao secretário do órgão, Bonifácio José Baniwa. “O secretário recebeu a proposta e já deu um modelo de como fazer o termo de cooperação”, informou Salvador Baré. “Um dos principais desafios é melhorar o atendimento na assistência técnica”, completou.

Além de participar de reuniões na Seind, o indígena teve encontros com representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/AM), do Fundo de Promoção Social (FPS), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror/AM).

A Seind deu todo apoio à Sempa nessas agendas cumpridas em Manaus. “A secretaria foi nossa facilitadora aqui nos contatos e também no apoio com o transporte”, disse o ex-presidente da Foirn e agora assessor para Assuntos Indígenas da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, Abrahão França Baré, 49.

Folder do Comitê Gestor é apresentado aos representantes de SGC

A previsão é que seja instalada, ainda este ano no município, uma fábrica de vassouras de piaçava, com agregação de valores (aproveitamento do produto no artesanato indígena). “Essa iniciativa de estreitar relações, principalmente com a Sepror, é costurada desde que eu era presidente da Foirn e, graças a Deus, fomos bem atendidos pelo secretário Eron Bezerra, que prometeu nos apoiar na assistência técnica, na produção e no transporte para o escoamento do produto”, concluiu Abrahão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário