Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Djuena Tikuna retrata a cultura indígena amazônica em festival no Paraná


Djuena se apresenta acompanhada do grupo Magüta. Fotos: Divulgação

Conhecida do público e presença constante em eventos realizados pelo Governo do Amazonas, entre os quais o Abril Cultural Indígena, a cantora Djuena Tikuna foi uma das representantes do Estado na 35ª Edição do Festival de Música Cidade Canção, realizado no período de 22 a 25 de maio, na cidade de Maringá (PR). Djuena se apresentou acompanhada do grupo Magüta, de Manaus, e encantou o público presente ao Teatro Calil Haddad na primeira noite, com a música “Ngetchautumau” (que significa Lamentação).

O festival foi organizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), e reuniu uma diversidade de sons e ritmos.  

O Femucic não teve caráter de disputa, mas poderá render bons frutos à artista amazonense. “Fui muito parabenizada pela organização do evento e até recebi proposta para que, provavelmente, a música Lamentação, que é tradicional do povo Tikuna, possa ser uma das escolhidas na gravação do cd oficial do festival”, disse Djuena.

Djuena considerou positiva a participação dela no evento, no sentido de poder divulgar a cultura indígena do Amazonas em outros estados. “Foi mais um passo importante no meu trabalho, pois lá fora quase ninguém conhece nossa cultura”, destacou a indígena, que já realizou apresentações em vários eventos culturais com temática indígena, em locais como Manaus, São Paulo, Mato Grosso, Maranhão e Distrito Federal.
Música Lamentação deve ser inserida no CD oficial do evento

O outro representante do Amazonas no Femucic foi o cantor e compositor Gonzaga Blants.  

Agenda gorda
Depois de participar do projeto “Canção da Mata 2013”, organizado pelo Sesc no início do ano, em Manaus, a amazonense ainda cantou na 3ª Edição do Abril Cultural Indígena, evento organizado pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros, antes de seguir para Bauru (SP), onde marcou presença no encerramento da 1ª Edição dos Jogos Indígenas do Interior de São Paulo.

Ainda neste mês de maio, a agenda de Djuena previa um show em São Luís, num evento do povo Guajajara.
Presença em Maringá é apenas uma das diversas participações em público, da cantora, neste primeiro semestre

Participação em vídeo
Djuena Tikuna tem 28 anos e é natural da aldeia Umariaçu 2, em Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), no alto rio Solimões. A artista canta profissionalmente desde os 20 anos e, recentemente, gravou um vídeo promocional referente ao mês indígena para uma emissora de TV local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário