Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

Indígenas da Zona Leste de Manaus são inseridos na inclusão digital pelo Governo do Amazonas


Observado por Luciana Reis, do Cetam (de marrom, ao fundo), o vice-coordenador da Associação Comunidade Wotchimaücü, Bernardino Alexandre Pereira, agradece pela realização do curso. Fotos: Depi/Seind

O sonho de poder acessar, manusear e aprender a mexer em programas como Word, Excel, Power Point e Internet começou a virar realidade para 50 indígenas da comunidade Wotchimaücü, na Zona Leste de Manaus. Com idades que variam de 14 a 60 anos, o grupo de alunos participou da aula inaugural do Curso de Informática Básica, nesta segunda-feira (13 de maio), no Centro Cultural dos Tikuna (CCT), situado à rua São Salvador, nº 1.215, no bairro Cidade de Deus. 

O local ficou pequeno para a cerimônia de abertura do curso, que é executado exclusivamente para os indígenas pelo Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).
Curso reúne alunos de várias idades, dispostos a aprender sobre informática

Três turmas foram criadas e as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h, 18h às 20h e 20h às 22, no laboratório do 1º Centro de Inclusão Digital Indígena, que foi instalado no local pela Prefeitura Municipal de Manaus em março de 2012. A carga horária é de 80 horas e as aulas prosseguem até 9 de julho.

A aula inaugural teve a participação do titular da Seind, Bonifácio José Baniwa; da gerente de Inclusão Digital do Cetam, Luciana Reis; do vice-coordenador da Associação Comunidade Wotchimaücü (ACW), Bernardino Alexandre Pereira (tikuna); e foi apresentada na língua nativa por Deníziu Tikuna, que é servidor do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas da Seind (Depi) e tradutor oficial do curso.
Secretário Bonifácio José (à esquerda) e o assessor dele na Seind, Darcy Marubo, durante a cerimônia

Mais cursos
No período de março a dezembro de 2012, o Cetam já realizou cursos de Inclusão Digital para indígenas em municípios como Benjamin Constant, Tabatinga e Manacapuru, beneficiando 345 indígenas de vários povos. Até o fim de 2013, a previsão é de que os cursos também atendam aos indígenas em Manicoré (a 333 quilômetros de Manaus).

“É uma parceria importante, que possibilita também a realização de outros cursos como o de Enfermagem e Arrais Amador, por exemplo”, destacou o secretário Bonifácio José. “A Seind está aberta a atender às demandas da comunidade e estará presente na conclusão desse curso em Manaus para a entrega dos certificados”, concluiu.
Cetam e Seind, uma parceria que deu certo

No bairro Cidade de Deus, a realização do curso atende a uma demanda da própria comunidade, solicitada junto à Seind, durante a inauguração do laboratório de informática, em 28 de março de 2012.

Após receber a solicitação, técnicos do Cetam estiveram no órgão no dia 24 de abril de 2013 para acertar os últimos detalhes da atividade. “O objetivo é beneficiar cento e vinte indígenas de forma indireta, o equivalente a vinte famílias”, informou Deníziu Tikuna.
Deníziu Tikuna traduziu a cerimônia na língua nativa

Qualidade de vida
Ao realizar o Curso de Informática Básica destinado exclusivamente aos indígenas e que também conta com uma turma especial (idosos), o Governo do Amazonas cumpre mais uma ação da linha de trabalho da câmara técnica Melhoria de Qualidade de Vida dos Povos Indígenas, integrante do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nenhum comentário:

Postar um comentário