Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tefé ganha Secretaria Municipal Indígena


A luta pela demarcação de terra e o reconhecimento por uma educação diferenciada estão entre as prioridades da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Tefé (a 525 quilômetros de Manaus). A entidade foi regulamentada no último dia 21, com a proposta de atender às principais demandas e promover o etnodesenvolvimento em 19 aldeias, divididas entre indígenas dos povos Kambeba, Kokama, Tikuna e Kaixana.

O titular da Semait é Arivaldo Gomes Pacaio Kambeba, 39, que também pretende dar uma atenção especial à questão da saúde indígena naquela localidade, além de viabilizar a realização de diversos cursos de capacitação e outros benefícios, com apoio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Em visita à Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), em novembro do ano passado, o prefeito Antenor Paz (PSD) já havia garantido apoio para a criação da nova secretaria e até para a realização de um seminário de planejamento, para que o trabalho seja realizado em conjunto com várias instituições.

“No dia 4 de janeiro nós realizamos a Reunião do Movimento Indígena de Tefé e, na ocasião, com a presença dos comunitários convidados pelo próprio prefeito, foi dada abertura para que eles falassem o que queriam”, informou Arivaldo Kambeba. “E eles queriam a secretaria, contudo, nosso trabalho começou antes mesmo da criação do órgão, com visita às comunidades para ver as demandas e prioridades”, acrescentou.

A Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Tefé tem cinco servidores contratados e quatro voluntários, todos indígenas. O ideal é que esse número chegue a 27, de acordo com Arivaldo.

Uma das competências da Semait é coordenar as ações de governo voltadas às políticas indígenas, valorização da identidade e cultura das tradições dessas populações no município.

Outras secretarias
Além de Tefé, outras cinco cidades possuem secretarias municipais indígenas no Amazonas: Autazes, Atalaia do Norte, Alvarães, Benjamin Constant e Humaitá. Em outras localidades, os assuntos indígenas são tratados por meio de coordenação ou departamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário