Pesquisar este blog

domingo, 5 de maio de 2013

Conferências Locais de Saúde Indígena têm datas alteradas

Comissão que organiza conferências esteve reunida na sexta-feira (3 de maio) em Manaus. Fotos: Divulgação/Seind

O cronograma de Conferências Locais e Distritais da Saúde Indígena que começaria a ser executado no fim de abril e início de maio foi alterado e vai começar nos dias 17 e 18 de maio, na comunidade Nossa Senhora da Saúde, localizada na zona rural de Manaus. A mudança foi anunciada pela comissão responsável pelo evento, após reunião realizada na sexta-feira (dia 3), na sede do Ministério da Saúde em Manaus.

As conferências locais servem de avaliação para que possam ser produzidas  propostas e diretrizes que possibilitem a formulação das políticas de saúde indígena. Outro objetivo é buscar compreender quais as necessidades das populações e o que é possível ser feito para que todos tenham acesso aos serviços, com qualidade e humanização.

A segunda conferência está prevista para 28 e 29 deste mês, na aldeia Murutinda, no município de Autazes (a 118 quilômetros de Manaus).

De acordo com a Portaria no. 2.357, de 15 de dezembro de 2012, do Ministério da Saúde, ao todo 11 conferências deverão ser realizadas até o fim de junho, em preparação para as conferências distritais (cujo período vai até 30 de setembro) e a nacional, que chega à quinta edição e ocorre entre os dias 26 e 30 de novembro em Brasília, com o tema central “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: direito, acesso, diversidade e atenção diferenciada”.

A comissão local é formada por membros Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind); do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Manaus); do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi/AM) da Fundação Nacional do Índio (Funai); do Núcleo de Saúde Indígena da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab).
Conversa serviu para definir as duas próximas conferências e atribuições de cada membro para a realizaçãpo das atividades 
Estrutura
O Brasil possui 34 DSEIs, que representam a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde (SasiSUS). No Amazonas são sete. O de Manaus localiza-se em uma área que vai desde a região metropolitana da capital amazonense até o centro-leste do Estado do Amazonas. O distrito atende a aproximadamente 24 mil indígenas, em 17 polos bases, distribuídos entre os municípios de Manaus e entorno, Iranduba, Novo Airão, Manacapuru, Itacoatiara, Urucará, Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Manicoré, Berururi, Careiro Castanho, Careiro da Várzea e Anamã.

Os outros DSEIs funcionam em Parintins, médio Solimões e afluentes (Tefé), médio rio Purus (Lábrea), Vale do Javari (Atalaia do Norte), alto rio Solimões (Tabatinga) e alto rio Negro (São Gabriel da Cachoeira).  

Além dos DSEIs, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os polos base e as Casas de Saúde Indígena (Casais).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário