Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Governo do Amazonas e parceiros capacitam indígenas para gerir o próprio negócio em São Gabriel da Cachoeira



Centro de comercialização é referência dos indígenas no alto rio Negro. Fotos: Divulgação/Seind e Foirn

No período de 20 a 24 deste mês, aproximadamente 25 lideranças indígenas participam da oficina “Plano de Negócio de Gestão do Centro de Comercialização de Produtos Indígenas Wariró”. O evento será realizado em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), com o objetivo de capacitar as lideranças locais para que sejam gestores do próprio negócio no empreendimento.

Apesar do número limitado de participantes, o benefício abrange de forma indireta, os 39 mil habitantes do município e, principalmente, a população indígena, estimada em 74% desse total.

O projeto é de 2005 e o centro começou a funcionar há seis anos em São Gabriel, numa parceria do Governo do Amazonas com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), por meio do extinto Conselho Estadual de Desenvolvimento Humano do Amazonas (CDH/AM).  

A oficina será ministrada por técnicos do Sebrae, com apoio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e do Instituto Socioambiental (ISA), em atendimento a uma solicitação da própria Foirn. A parceria também envolve a Prefeitura Municipal de São Gabriel, por meio da Secretaria de Produção Rural do município.

“Na primeira oficina, os participantes irão definir os próximos passos e capacitação, como parte do plano de negócio”, informou a técnica do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind (Detno), Rosa dos Anjos.

Para dar continuidade a este plano de negócio, o Sebrae também irá ministrar no período de 27 a 29 deste mês, no mesmo local, as oficinas “Formação de Preços” e “Técnicas de Venda”, além de disponibilizar consultoria para a elaboração do plano.

Todas essas atividades fazem parte da linha de trabalho da câmara técnica Qualidade de Vida dos Povos Indígenas, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Presidente em Manaus
Eleita recentemente como a primeira mulher indígena a presidir uma das principais organizações indígenas do País, Almerinda Ramos esteve esta semana pela primeira vez na Seind, como presidente da Foirn, para fechar os últimos ajustes da oficina e cumprir uma agenda na capital, assessorada pelo órgão.   
Presidente da Foirn, Almerinda Ramos foi recebida pelo secretário Bonifácio José (ao centro) nesta sexta-feira, quando pôde conferir a nova edição do informativo da Seind, intitulado Pusika Puranga (Notícias Boas)

Centro Wariró
Referência na promoção do desenvolvimento sustentável dos povos indígenas no rio Negro, a Casa de Produtos Indígenas Wariró – chefe de uma família Wariroá, segundo a mitologia tradicional dos povos indígenas – comercializa artigos como bolsa de fibras de tucum, cerâmica tukano, pimentas em pó e cestos yanomami. Todos são feitos tradicionalmente, com matérias primas retiradas e processadas de maneira sustentável, respeitando a capacidade de composição da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário