Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de março de 2014

Governo do Amazonas e parceiros realizam a soltura de 17 mil quelônios na RDS Uatumã


Soltura de quelônios realizada na RDS Uatumã. Foto: Divulgação/Agecom  


O Governo do Amazonas, em parceria com a Eletrobrás-Amazonas Energia, promoveu a 16ª Soltura de Quelônios “Uatumã é Meu Lugar”, no último dia 16 (domingo) de março, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã (RDS Uatumã). O evento teve como parceiros o Centro Estadual de Unidades de Conservação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Ceuc-SDS), Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (CPPQA-Balbina), Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA-Balbina), Reserva Biológica Uatumã (Rebio Uatumã) e prefeituras municipais de Itapiranga, São Sebastião do Uatumã e Presidente Figueiredo.

O Projeto Quelônios do Uatumã é desenvolvido pelo CPPQA e visa, principalmente, a preservação das diversas espécies de quelônios. A soltura dos filhotes e as atividades lúdicas em prol da preservação ambiental são realizadas em 20 comunidades na  RDS Uatumã. Neste ano, foram devolvidos à natureza 17 mil filhotes de quelônios, que nasceram nas praias artificiais e no viveiro do CPPQA, localizado em Balbina, bem como nas praias naturais das regiões do lago Maracaranã e Jaroacá.

Estiveram presentes no evento representantes das associações comunitárias, o vice-governador do Estado do Amazonas José Melo; a secretária estadual de Desenvolvimento Sustentável, Kamila Amaral; o presidente do Instituto de Terras do Amazonas (Iteam), Wagner Santana; o gerente de meio ambiente da Eletrobrás, Thiago Flores; e o deputando estadual Sidney Leite.

Durante o discurso de abertura da solenidade, o vice-governador ressaltou a importância de ações de preservação ambiental e a participação ativa do setor privado com a sua responsabilidade socioambiental. Melo destacou ainda que o Governo do Amazonas apoia também ações ambientais nos municípios de Carauari, Juruá, Itamarati e Nhamundá.

A titular da SDS, Kamila Amaral, ressaltou que o evento é simbólico e comemorativo na Unidade de Uso Sustentável, pois o resultado da soltura é fruto de um trabalho contínuo feito pela comunidade, em parceria com a Eletrobrás, e que demonstra a soma de esforços em prol da proteção ambiental valorizando os moradores.

Projeto - O Projeto de Quelônios de Uatumã é um destaque dentro da Unidade de Conservação (UC), entre as diversas atividades de conservação desenvolvidas dentro da região, que começou com esta proposta em 1996. A cada ano, o projeto ganha novos parceiros  e apoio da própria comunidade ribeirinha, que está cada vez mais capacitada a lidar com as questões de preservação ambiental, assim como para fiscalizar e monitorar a própria região onde vivem em consonância com a natureza.

Nesse projeto, os moradores locais são capacitados para atuarem como agentes de praias, trabalhando na vigilância de tabuleiros de quelônios, transplante e criação filhotes em berçários até que os mesmos atinjam tamanho mínimo para retornarem para o rio, aumentando assim a taxa de sobrevivência desses animais.

Fonte: Agência de Comunicação Social do Governo do Amazonas (Agecom)
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário