Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Governo do Estado discute propostas para Política Nacional de Desenvolvimento Regional

Foto: Alfredo Fernandes
Abertura do evento foi nesta segunda-feira (17), na Fieam, em Manaus. Foto: Divulgação/Agecom
O desenvolvimento das potencialidades minerais e de um polo naval no Amazonas são algumas das propostas do Governo do Estado em discussão para serem incorporadas na Política Nacional de Desenvolvimento Regional, instrumento usado pelo Governo Federal para definir os projetos de expansão econômica dos Estados que vão receber investimentos para implantação a partir de 2013.

Os projetos começaram a ser debatidos nesta segunda-feira (17), na 1ª Conferência de Desenvolvimento Regional, realizada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Representantes da indústria, da agricultura, pesquisadores e a sociedade civil participam do evento que ocorre até quarta-feira (19), no auditório da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), avenida Joaquim Nabuco, nº 1.919, Centro.

Segundo o secretário de Estado de Planejamento, Airton Claudino, a meta é estabelecer projetos que aliem o desenvolvimento da economia local com a sustentabilidade dos recursos naturais, contemplando melhorias na infraestrutura de transporte, comunicação e o fomento a novas atividades para geração de emprego e renda.

“Os projetos devem incluir a população, respeitar o meio ambiente e possuir viabilidade econômica. A biodiversidade é uma das novas matrizes de desenvolvimento e precisamos de conhecimento mais aprofundado para materializar isso, convertendo em qualidade de vida para as pessoas”, disse.

Entre as propostas de destaque está a criação do Polo Naval e do Polo Mineral no Estado, afirma o secretário da Seplan. “Nós temos vários arranjos produtivos importantes em curso. A proposta é explorar nossas potencialidades com a criação de um Polo Mineral e outro Naval, entre outros. Na área mineral, poderemos explorar, principalmente, o potássio para fertilização atendendo ao Brasil. As outras propostas são no sentido de levar energia, melhorar a comunicação e a infraestrutura dos municípios”, frisou Claudino.

A Conferência é a etapa de consolidação das propostas do Amazonas. Nos meses de julho e agosto, o Estado promoveu as conferências microrregionais, realizando discussões em doze municípios para ouvir propostas. 
Amarildo Machado Tukano (assessor na Seind) participa como apoio técnico na conferência. Foto: Divulgação/Seind
No próximo mês, os Estados da região Norte vão se reunir no Pará para discutir as propostas da região e, em novembro, em Brasília, o Governo Federal reunirá 429 delegações de todo o Brasil para aprovar as principais propostas de cada região.

Fonte: Agência de Comunicação do Estado do Amazonas (Agecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário