Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Indígenas são capacitados em gestão administrativa e financeira em Lábrea


Técnica da Seind, Rose Meire Barbosa (à esquerda) foi a facilitadora da oficina realizada em Lábrea. Foto: Divulgação/Seind
Sete lideranças indígenas dos povos Apurinã e Palmari de Lábrea (a 703 quilômetros de Manaus) foram capacitadas pelo Governo do Amazonas, por meio de uma oficina, a administrar de forma eficiente e eficaz, as ferramentas de gestão administrativa e financeira, desenvolvidas dentro de um empreendimento. Com foco no Polo de Comercialização do Artesanato Indígena do Médio Purus, a capacitação foi realizada entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, no próprio município, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Centro o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

A atividade foi coordenada pela Associação das Mulheres Indígenas do Médio Purus (Amimp) e faz parte das ações do Projeto de Fortalecimento do Arranjo Produtivo do Artesanato Indígena do Médio Purus. O projeto foi criado em 2009, com recursos financiados pelo Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com o tema “Gestão de um Empreendimento: estudo de ferramentas de gestão administrativa e financeira”, a oficina em Lábrea tratou desde os conceitos, à utilização dessas ferramentas na prática. “É um projeto voltado para mil e duzentos artesãos indígenas e a oficina é a uma ação dele”, destacou a chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), da Seind, Rose Meire Barbosa, que trabalhou como facilitadora durante os dias de capacitação.

Até novembro deste ano, o Governo do Amazonas tem como meta cumprir um calendário de atividades que atendem diretamente às comunidades indígenas no interior do Estado. Além da Melhoria da Qualidade do Artesanato, também está prevista a realização de cursos como Revitalização das Práticas Tradicionais, Manejo de Trilhas e Elaboração de Projetos, entre outros. Todos estão inseridos num conjunto de ações da câmara Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas, a de número 3, das quatro que compõem o Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Comercialização
O Polo de Comercialização do Artesanato Indígena do Médio Purus gerenciado pela Amimp, em Lábrea, funciona desde o final de 2010. O empreendimento nasceu pela necessidade de facilitar a comercialização do artesanato produzido nas comunidades e divulgar a cultura indígena. O polo também possibilita a articulação da Seind, no sentido de fazer com que as artesãs indígenas da região do Médio Purus participem de feiras e eventos regionais e nacionais.

Assembleia da Focimp
A partir desta quarta-feira (12), a Seind participa como convidada, em Lábrea, da 3ª Assembleia Eletiva da Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (Focimp). O evento vai até sexta-feira (14), com a participação de lideranças indígenas de Boca do Acre, Pauini, Tapauá, Beruri e Lábrea. A Seind estará representada pelo secretário em exercício do órgão, José Mário Mura, e pela própria técnica e chefe do Depi, Rose Meire Barbosa.   

Um comentário:

  1. Uma excelente iniciativa cultural, trazer os indigenas para realidade globalizada de negócios.

    ResponderExcluir