Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Representante de Embaixada Alemã visita a Seind


Lena Brêtas (de blazer) na Seind, acompanhada de representantes da GIZ. Fotos: Isaac Júnior (Ascom/Seind)


A primeira secretária da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha em Brasília, Lena Siciliano Brêtas, fez uma visita de cortesia à Seind nesta quarta-feira (dia 28). Ela aproveitou a passagem por Manaus, onde participa de um evento sobre sustentabilidade, para conhecer os projetos e desenvolvidos pelo órgão com apoio de parceiros. 

Lena esteve acompanhada da diretora de Proteção e Gestão Sustentável de Florestas Tropicais da Cooperação Alemã (GIZ), Ingride Prem, e da técnica da instituição Ana Cláudia Chaves.

Durante a visita, o secretário da Seind, Bonifácio José, fez uma explanação sobre o histórico de participação indígena no Governo do Amazonas e informou o número de povos, terras e organizações indígenas, alem da atenção que elas recebem, por meio das ações do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
Secretário Bonifácio José explana sobre projetos e programas da secretaria

Integrante do Ministério da Cooperação Alemã, Lena Brêtas está a serviço da Embaixada Alemã no Brasil. Uma das funções dela é trabalhar com projetos de apoio aos povos indígenas. Na Seind ela também recebeu informações sobre o movimento indígena, da qual fazem parte entidades importantes como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), que é uma das parceiras da Seind na execução do Projeto de Gestão Ambiental Sustentável das Terras Indígenas do Amazonas (IWI-PGASTIAM).

Este mês, Seind e GIZ estiveram reunidas em Brasília, onde firmaram parceria para os próximos dois anos. O apoio vai ajudar a secretaria a executar o projeto, que é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e faz parte da efetivação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). 

Desde 2012, a GIZ tem colaborado com a Seind, na elaboração do planejamento estratégico do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário