Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Incêndio atinge Casa de Produtos Indígenas Wariró em São Gabriel da Cachoeira


Centro Wariró, antes e depois do incêndio ocorrido na madrugada desta segunda-feira. Fotos: Divulgação/Seind

Por: Isaac Júnior 

Fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), o Centro de Comercialização de Produtos Indígenas Wariró foi praticamente destruído em decorrência de um incêndio, na madrugada desta segunda-feira (dia 9). Os três pisos e o subsolo do imóvel, que funciona desde 2009 no município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), foram atingidos pelas chamas e o prejuízo estimado é de R$ 1,5 milhão. 

Os motivos do incêndio ainda não foram revelados, mas a Foirn já fez o boletim de ocorrência e vai acompanhar a investigação dos fatos pela Polícia Civil.

Computadores das cinco subcoordenadorias da Foirn, mesas, CDs, DVDs, livros, documentos e a área que serve de alojamento foram todos destruídos pelas chamas. Artigos com valor agregado, feitos de forma tradicional a partir de matérias-primas retiradas e processadas de maneira sustentável – como bolsas de fibra de tucum, cerâmica tukana, cestos yanomami, pimenta em pó, farinha de tapioca, pupunha, mandioca e artesanatos de várias etnias, também foram perdidos.
Outra foto do local destruído

Apesar do estrago, não houve vítimas. Contudo, a ocorrência foi registrada três dias depois do encerramento do “Seminário Rio Negro de Educação e TEERN – Nossas experiências e lições aprendidas para Políticas Públicas”, que foi realizado no local e que reuniu aproximadamente 500 indígenas.

“Boa parte dessas pessoas ficou hospedada no alojamento até sábado, quando foram embora”, informou o vice-presidente da Foirn, Isaías Fontes Baniwa.

Desenvolvimento sustentável
Criado em 2005, o projeto do Centro Wariró é destinado a promover o desenvolvimento sustentável dos povos indígenas no rio Negro, com valorização do conhecimento tradicional, geração de renda para as famílias, preservação e incentivo de práticas ancestrais, por meio da venda de produtos indígenas.
Imagem interna, com atividade envolvendo indígenas de vários povos

Parceria
A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) é parceira da Foirn e, desde o início, tem participado das ações que visam ao bom funcionamento do Centro. Em maio de 2013, por exemplo, o Governo do Amazonas apoiou a entidade na realização da oficina “Plano de Negócio de Gestão do Centro de Comercialização de Produtos Indígenas Wariró”. O evento foi realizado em São Gabriel da Cachoeira, com o objetivo de capacitar as lideranças indígenas locais para que sejam gestoras do próprio negócio no empreendimento.
---------------
Contatos:
Isaías Fontes Baniwa – (97) 3471-1001 / 8104-2184

Nenhum comentário:

Postar um comentário