Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2013

Abril Cultural terá competições dentro da mata


Momentos da edição de 2012 do Abril Cultural Indígena. Foto: Divulgação/Seind

O Abril Cultural Indígena de 2013 começa no dia 19 de abril (Dia do Índio) e o Governo do Amazonas preparou uma programação especial para celebrar o evento. A principal novidade é a realização de competições esportivas no meio da mata. Modalidades como arco e flecha, corrida de saco, natação, mergulho e futebol serão disputadas nas instalações do Comando Militar da Amazônia (CMA). 

A mudança foi articulada pela instituição junto à Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), que organiza o evento com apoio das próprias organizações indígenas de Manaus e de parceiros como a Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). No ano passado, as competições esportivas foram divididas entre a Vila Olímpica (modalidades tradicionais) e o Ginásio Renê Monteiro, que recebeu a 1ª Copa Indígena de Futsal da Região Metropolitana de Manaus.
Corrida de saco foi bastante concorrida em 2012 e volta a fazer parte da programação este ano

O objetivo do evento que, em princípio, terá apenas indígenas da capital, é estimular o reconhecimento e a valorização dos povos e culturas indígenas, com o fortalecimento da identidade e a promoção da sustentabilidade socioeconômica dessas populações no Amazonas.
Mulheres indígenas também competem no cabo de guerra

A ação faz parte do plano de trabalho das câmaras técnicas de “Promoção dos Povos Indígenas” e “Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas”. Ambas compõem o Comitê de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), que foi instalado em julho de 2011, com o objetivo de implantar e implementar ações de etnodesenvolvimento em várias áreas, entre as quais o esporte, a cultura e o desenvolvimento sustentável .

“Aproveitaremos o Abril Cultural para discutir os dez anos de participação indígena   no Governo do Estado, que serão completados em agosto”, informou o titular da Seind, Bonifácio José Baniwa. “É a efetivação da política de etnodesenvolvimento, fazendo cumprir os direitos dos povos indígenas”, destacou o secretário. 

Feira na Ponta Negra
Outra novidade do Abril Cultural Indígena para 2013 é a feira de exposição e comercialização de produtos indígenas, que estará à disposição do público entre os dias 19 e 21 de abril, na Ponta Negra. A atividade tem o apoio da Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da ManausCult. Antes, porém, a partir do dia 17, o mesmo tipo de exposição poderá ser conferido também na Ilha Taniboca, localizada no Instituto Nacional da Amazônia (Inpa). 
Produtos indígenas poderão ser encontrados na feira de artesanato, na Ponta Negra e no Inpa

Ainda no dia 20 está prevista uma programação para comemorar o Dia do Índio e o Dia do Soldado.

Hino em Tikuna
A exemplo do ano passado, a solenidade de abertura terá a apresentação do Hino Nacional Brasileiro em Tikuna, com interpretação da cantora indígena Djuena  Tikuna. Ela será acompanhada pela Banda de Música do CMA, que promete brindar o público com um repertório de músicas populares.
Djuena vai interpretar o Hino Nacional em tikuna...
...acompanhada da Banda do CMA, que também fará apresentação de músicas populares

A programação cultural terá ainda o grupo indígena Bayaroá, que dará as “boas-vindas aos convidados”, além da apresentação do cantor indígena Natinho Tikuna, do grupo Eware. O artista vem a Manaus, apoiado pela Prefeitura de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), para fazer uma participação mais que especial no Abril Cultural Indígena, de acordo com o coordenador de Cultura, Esporte e Lazer da Seind, Rafael Costódio Tikuna. “O Natinho vem diretamente do alto Solimões para homenagear os povos indígenas do Amazonas e, ao mesmo tempo, fazer o lançamento do terceiro cd do grupo Eware”, informou Rafael.
Indígenas da capital e do interior do Estado farão apresentações culturais

Interior
Simultaneamente às atividades em Manaus, o Abril Cultural Indígena terá alguns eventos no interior do Estado, com o apoio da Seind. A programação ainda não está fechada (VER QUADRO ABAIXO), mas alguns já foram anunciados à secretaria pelas próprias comunidades.
Arco e flecha nos Jogos Indígenas de Manacapuru, uma das competições do Abril Cultural no interior

É o caso do “Resgatando a Cultura Indígena dos Povos Airãoense”, previsto para ocorrer nos dias 19 e 20 de abril no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). “Temos várias etnias e vamos procurar reunir os parentes dentro da cidade, durante dois dias, com jogos tradicionais, danças, cantos, comidas típicas, bebida tradicional e muito mais”, informou a indígena Alvanira Lanawa, que esteve nesta sexta-feira na Seind, para anunciar a programação.

A Prefeitura de Novo Airão também é parceira da Seind na terceira edição do Abril Cultural Indígena.
-------------
 
ABRIL CULTURAL INDÍGENA 2013
        PROGRAMAÇÃO PARA MANAUS
DATA
HORÁRIO
ATIVIDADE
LOCAL
17 a 21/04
8h às 17h
Feira de exposição e comercialização de produtos indígenas
Ilha Taniboca, no Inpa
19 a 21/04
10h às 21h
Feira de exposição e comercialização de produtos indígenas
Ponta Negra
19/04
8h15 às 17h30
Competições Esportivas
Comando Militar da Amazônia (CMA)
20/04
19h
Programação em comemoração ao Dia do Índio e Dia do Soldado. Solenidade de abertura: Apresentação  do Hino Nacional Brasileiro em Tikuna, com Djuena  Tikuna e  acompanhamento da Banda do Exército; apresentação da Banda do Exército, com músicas populares; apresentação do grupo indígena  Bayaroá, com “Boas-Vindas aos convidados” e  acompanhamento da Banda do Exercito; e apresentação de artista indígena “Cantor Natinho Tikuna/Grupo Ewaré.
Ponta Negra
Obs: programação sujeita a alterações.



PROGRAMAÇÃO PARA O INTERIOR DO ESTADO
DATA
HORÁRIO
ATIVIDADE
LOCAL
19/04
A definir
Semana dos Povos Indígenas de Vila Betânia.
Santo Antônio do Içá (AM)
19 e 20/04
A definir
Resgatando a Cultura Indígena dos Povos Airãoense. Evento terá jogos tradicionais, danças, músicas, cantos, comidas típicas e bebidas tradicionais.  Povos Baré, Lanawa, Tikuna, Sateré-Mawé, Tukano e outros.
Novo Airão (AM)
20 a 22/04
A definir
Apoio ao Festival Cultural e Esportivo do Povo Munduruku.
Terra indígena Kwatá Laranjal, em Borba (AM)
27/04 a 1/05
A definir
3º Festival Indígena Eware.  


Comunidade Belém do Solimões, em  Tabatinga (AM).
27 e 28.04
A definir
Semana do Índio.

Comunidade Livramento, no entorno de Manaus.
A definir
A definir
8º Jogos Indígenas de Manacapuru.
Aldeia Fortaleza do Patauá, em Manacapuru (AM).
A definir
A definir
Semana de Promoção Cultural e dos Direitos dos Povos Indígenas do Purus.
A definir
Obs: programação sujeita a alterações.
Parceiros: CMA, ManausCult, SEC, Inpa, Coca-Cola, Água Mineral Yara, Magistral. 

Fonte: Seind  

Nenhum comentário:

Postar um comentário