Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Abril Cultural começa no Ecam

O grupo indígena Wotchimaücü resgatou um pouco da essência da música tikuna e abriu, em grande estilo, as atividades de palestras, seminários e exposição de artesanato do Abril Cultural Indígena no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no terceiro piso do Manauara Shopping. A apresentação foi na manhã desta sexta-feira (15) e antecedeu ao debate sobre empreendedorismo indígena, realizado durante todo o dia.
Após o pronunciamento do secretário de Estado para os Povos Indígenas, Bonifácio José Baniwa, os servidores da Seind e outros participantes indígenas e não indígenas assistiram a palestra sobre os programas e serviços oferecidos pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), ministrada pela professora Simônica de Carvalho.
Destinada representantes de associações, emprendedores e estudantes indígenas, além dos não indígenas, a palestra foi a oportunidade que todos tiveram de conhecer os programas e serviços oferecidos pelo Sistema Fieam, com o intuito de verificar as oportunidades de qualificações profissionais e os meios de acesso para cada um deles.
Programas de serviços oferecidos por centros de negócios como o CIN e o Cide – pouco conhecidos no meio indígena – tem estimulado o empreendedorismo com investimentos e captação de recursos, de acordo com Simônica.
O Sistema Fieam é composto por 27 sindicatos patronais, que representam os setores econômicos da Indústria, o que não representa que os indígenas também não possam ser beneficiados com os serviços oferecidos pelo sistema, de acordo com Simônica. “Podemos levar serviços de saúde, educação e até a Cozinha Brasil às comunidades e aldeias”, destacou. “Estamos conhecendo os programas, numa primeira conversa, para depois vermos de que forma poderemos trabalhar em parceria com a Fieam para que esses benefícios também cheguem aos indígenas”, informou o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura.
Líder do grupo Wotchimaücü, da comunidade indígena do bairro Cidade de Deus, na Zona Leste de Manaus, Reginaldo LucianoTikunagostou da palestra e acenou com a possibilidade de solicitar, por meio da Seind, a ida do Cozinha Brasil até o local. “Eu não sabia que existia esses serviços, mas agora podemos aproveitar para levar até lá”, disse o indígena.

Estudantes indígenas
A programação do Abril Cultural no Ecam continuou à tarde, com a palestra Empreendedorismo – Oportunidades para Indígenas, com o professor Eli Camilo, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre o público presente no auditório do Ecam, destaque para um grupo de estudantes indígenas do Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi).   
Atividades do sábado
Depois de discutir e conhecer mais sobre empreendedorismo, os indígenas participam, neste sábado (16), a partir das 8h, no Auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE), do Seminário Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas no Amazonas: Perspectivas, Experiências e Desafios. O objetivo é discutir o alcance do processo de construção da Política Nacional de Gestão Ambiental das Terras Indígenas (PNGATI), a participação e o papel dos povos indígenas, as perspectivas da política, resultados e experiências técnicas existentes em níveis estadual e regional sobre a gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas e sua relação a outras tipologias de áreas protegidas.
A Defensoria Pública funciona na rua 24 de Maio, 321, Centro de Manaus, próximo ao Edifício Cidade de Manaus, em frente ao Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário