Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Homenagem e reflexão na ALE e festa na Arena Amadeu Teixeira para os indígenas

                                                            Fotos: Isaac Júnior e Chris Lopes                        
Deputados W. Régis e C. Sampaio e o sec. da Seind, Bonifácio José, na ALE


O Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) – encerrou, no dia 19 de abril (terça-feira), na Arena Amadeu Teixeira, as atividades da capital do Abril Cultural Indígena. O campeão do torneio de futsal masculino foi a Seind, com a vitória na final por 2 a 1 sobre a Associação Sateré Y´apyrehyt (do bairro Redenção), que significa Terceira Luva Tucandeira. Manoel Júnior e Francisco Silva marcaram os gols da vitória, enquanto Francisco Filho descontou para os saterés.

No feminino, o título ficou com a Associação Kokama Indígena de Manaus, do bairro Mauzinho, na Zona Leste, que derrotou a Associação das Mulheres Indígenas de Manaus (Aima), por 1 a 0, com gol da indígena Liliane Natali, de 16 anos.

Após a entrega de troféus e medalhas aos campeões, feita pelos secretários da Seind, Bonifácio José Baniwa; e da Juventude, Desporto e Lazer, Júlio César, o Abril Cultural na Arena Amadeu Teixeira foi encerrado com a apresentação cultural dos grupos indígenas Inhã-Bé-Curin, Waykyru e Wotchimaücü. “Agradecemos a participação de todos os indígenas e que o próximo evento seja melhor ainda”, comemorou Bonifácio José.

No somatório dos pontos, nos dois dias de competição, Wotchimaucu levou a melhor sobre os demais.

A terça-feira começou com homenagens na Assembleia Legislativa, com a entrega do certificado “Amigos dos Indígenas” a lideranças como Sônia Guajajara (vice-coordenadora da Coiab), Pedro Inácio Tikluna (liderança, representada pelo técnico da Seind, Sinésio Izack Tikuna) e Ademir Ramos (mestre em Antropologia). Outro homenageado foi Manoel Fernandes Moura, do povo Tukano, que estã em Tabatinga e foi representado pela esposa, Maria Verônica.

De acordo com Sônia Guajajara, “é importante não só se discutir as políticas públicas. É preciso que os povos indígenas participem da tomada de decisões. “Precisamos ter acesso ao orçamento público da União”, observa. Para a liderança, essa homenagem que a Coiab recebeu deve ser estendida para as milhares de famílias indígenas que moram nas cidades. Sônia destacou, ainda,  que essas famílias, mesmo longe das aldeias, conservam suas culturas e passam por todas as dificuldades. “É necessário que essa casa reconheça o papel dos povos indígenas, pois sabemos que muitos deputados aqui não apóiam a causa indígena”, finalizou.

Otacila Barreto Tukano, que representou a Gerência de Educação Indígena da Seduc), aproveitou o momento para lembrar que, as comemorações pela passagem do Dia do Índio tinham um motivo especial para todos os povos do Amazonas. E aproveitou para mandar também um recado aos parlamentares presentes na sessão. “Fazemos parte dessa sociedade há muito tempo e queremos respeito, porque não estamos mais atrás, e sim tentando viver melhor junto às sociedades não indígenas”, disse. “Queremos que vocês criem leis em benefício das populações indígenas”, acrescentou ela, cuja gerência desenvolve um trabalho de Educação Indígena em oito municípios, com o apoio de 15 pessoas.

O Abril Cultural Indígena começou no dia 8 deste mês, com exposição de artesanato, danças e cantos nativos, competições esportivas, oficinas e seminários que abordaram vários temas, inclusive o empreendedorismo indígena. A de artesanato continua até o próximo dia 28, no holl da Assembléia Legislativa.
Interior
As atividades prosseguem até o dia 3 de maio, nos municípios das regiões do Médio Purus, Alto Solimões, Madeira e Baixo Amazonas. Até o dia 23, competições esportivas movimentam indígenas de Lábrea. Nos dias 24 e 25, São Paulo de Olivença realiza apresentações culturais, com o 2º. Festival Indígena Paulivense. Entre 28 de abril e 3 de maio, Tabatinga realiza o 4º. Festival de Música Indígena do Alto Solimões.

O projeto busca estimular o reconhecimento e a valorização da cultura dos povos indígenas do Amazonas, com o fortalecimento da identidade e a promoção da sustentabilidade econômica de cada um.

O evento tem a parceria de instituições como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e  de órgãos como as Secretarias de Estado da Assistência Social (Seas), de Cultura (Sec), da Educação (Seduc) e de Desporto (Sejel).

Seminários
As competições esportivas em Manaus começaram no dia 18, na Vila Olímpica de Manaus, envolvendo disputa de corrida com saco, arco e flecha, cabo de força, entre outras. O Abril Cultural também teve palestras em escolas e universidades, com o intuito de divulgar a cultura indígena e de abordar temáticas relacionadas, além das ações do Governo do Estado para os povos indígenas.

Ao encerrar o evento na capital, a Seind espera ter estimulado o intercâmbio cultural entre indígenas e não-indígenas, contribuindo para o respeito mútuo de suas peculiaridades; promover e fortalecer a identidade cultural, reconhecendo e valorizando a importância histórica dos povos indígenas para a sociedade brasileira; e contribuído para a sustentabilidade econômica dos povos indígenas.
 

 Equipe Seind, campeã invícta do futsal masculino 
                                                                                       




                                                            

Assoc. Kokama (de branco), campeã no feminino 




 


  
   
Kurumins participaram com dança tradicional


 
    






 Entrega do certificado Amigo dos Indígenas
  
   
 





Apresentação cultural abrilhantou o encerramento





                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário