Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Indígena Mura é o destaque no primeiro dia de atividade esportiva do Abril Cultural

Corrida com saco, cabo de força, atletismo, arco e flecha e natação deram início às atividades esportivas do Abril Cultural Indígena, nesta segunda-feira (18), na Vila Olímpica de Manaus. A abertura do evento foi pela manhã, com as presenças do secretário em exercício da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), José Mário Mura, e do titular da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer, Júlio César Soares. Ambos falaram da importância do evento e da presença dos indígenas na disputa, um dia antes em que se comemora mais um Dia do Índio.

A solenidade teve também a presença do grupo indígena Yapyreth e a interpretação do Hino Nacional em língua nativa pela cantora Denise Tikuna.

Aproximadamente 400 pessoas, de 11 associações e mais de 15 povos participaram do evento, que terminou por volta das 15h.

A primeira competição do dia foi o atletismo, com os 100 metros livres para mulheres. O destaque foi Sara Ramos Mura, 30, da organização Iaphyry, localizada no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste. Além de vencer a prova com o tempo de 16seg80, ela também foi levou a melhor na corrida com saco feminino, com 5seg80.

Sara é mãe de três filhos, mesmo assim mostrou que tem fôlego de sobra para competir. Natural de Borba, ela vive em Manaus desde os 12 anos, onde também joga futebol e trabalha com artesanato indígena. “Eu gosto de jogar”, disse. “Meu marido disputou a corrida de saco, mas não teve muita sorte e acabou tombando”, brincou.

A disputa dos 100 metros rasos masculino teve como campeão Erico Souza dos Santos Sateré, que fechou a prova com o tempo de 12seg47. O indígena de 23 anos é da Associação Waikiru, também da Redenção., e foi um dos destaques da seleção de Manaus na Copa de Futebol Indígena, realizada em dezembro de 2009, durante o Fórum Amazonas Indígena (Forind). “Estou sempre participando desse tipo de evento e amanhã (hoje) vou competir no futsal”., garantiu.

Érico, que é de Barreirinha, no rio Andirá, referiu-se aos jogos de futsal que vão ser disputados nesta terça-feira (19), a partir das 8h50, na Arena Amadeu Teixeira, como sequência das atividades esportivas do Abril Cultural Indígena.    

Nas provas coletivas, o destaque foi para a Associação das Mulheres Indígenas de Manaus, que venceu por 2 a 0 os indígenas da Waikiru. Ela ficou emocionada com a conquista e prometeu voltar na próxima competição. “É uma boa oportunidade estar aqui, pelo menos uma vez por ano está bom demais.

A sateré-mawé Maria do Carmo, que completa 56 anos no próximo dia 5, precisou de dez tentativas para acertar o alvo e vencer no arco e flecha.  

Feirinha de Artesanato
Quem foi à Vila Olímpica nesta segunda-feira pôde conferir também a feirinha de artesanato indígena, montada na área próxima à pista de atletismo. Dona Artemis Marcolino Tikuna estava no local desde as 8h da manhã e, por um bom motivo, não teve tempo de acompanhar as competições. Na barraca tinha de tudo, desde o colar mais simples à bolsa de tucum. “Trabalho há dez anos com artesanato indígena, desde os tempos da feira Puka-há, na Praça da saudade”, informou.    

Informações sobre o Abril Cultural
O Abril Cultural Indígena é organizado pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros em comemoração ao Dia do Índio (19/04). A abertura do evento foi no dia 8 de abril, em uma solenidade realizada no Palacete Provincial. A programação continua até o dia 3 de maio, com atividades também no interior do Amazonas.

O projeto Abril Cultural Indígena visa estimular o reconhecimento e a valorização da cultura dos povos indígenas do Amazonas, com o fortalecimento da identidade e a promoção da sustentabilidade econômica de cada um. Simultaneamente à programação da capital, as atividades se estendem aos municípios das regiões do Médio Purus, Alto Solimões, Madeira e Baixo Amazonas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário