Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

‘Abril Cultural Indígena’ continua com festival no interior




O 4º Festival de Música Indígena do Alto Solimões será aberto nesta quinta-feira, dia 28, na comunidade Belém do Solimões, no município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus). O evento tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), e fecha as atividades do Abril Cultural Indígena no interior.

O objetivo é valorizar a cultura indígena e manter vivos os valores de quem habita a comunidade local, considerada a maior daquela região. Três mil pessoas são esperadas para prestigiar o festival, entre tikunas, kokamas, kanamaris, marubos, matis, mayorunas, kambebas, kaixanas, kulinas e witotos, de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Tabatinga. As primeiras atrações da primeira noite são a banda Caboclos do Amazonas e três itens da dança indígena Arara.

De acordo com o organizador do festival, frei Ricardo França, que é frade capuxinho e pároco da paróquia São Francisco de Assis (Belém do Solimões), durante as eliminatórias e à grande final também está programada a realização de rituais, danças e cantos indígenas. “Seis tikunas irão contar a história da cultura deles brevemente”, informou por telefone o religioso.

Todos os visitantes poderão conhecer bebidas tradicionais como pajuaru, caiçuma, xixá e outras. Para chegar a Tabatinga, o interessado pode de ir de barco, com viagens que duram de três a quatro dias, ou mesmo de avião. De Tabatinga para o local da festa, a duração média é de três horas. “Vale destacar que teremos outras apresentações, como o próprio teatro da mitologia, que retrata o surgimento de cada povo”, o frei. “O momento é de intensa valorização da cultura indígena”, acrescentou.

Além de apoiar, a Seind justifica a participação direta no evento como um dos itens de atenção dada pela secretaria às comunidades envolvidas. O órgão trabalha na criação de políticas para cidades indígenas e Belém do Solimões é uma delas.    

Os melhores do festival – entre eles a índia mais bela e o índio guerreiro – receberão prêmios como troféus e instrumentos musicais. Também serão premiadas as melhores exposições, que estarão à disposição do público numa feira de artesanato indígena erguida dentro do próprio evento. 

Outras atividades no interior
A programação do Abril Cultural Indígena também prevê para esta semana, na região do Madeira, apresentações culturais e torneios esportivos em Humaitá, com indígenas Parintintin, Tenharin e Munduruku. 

Ainda na região do Alto Solimões, a Seind apoiou outras atividades alusivas ao Dia do Índio e que fazem parte do Abril Cultural no interior do Estado. Um exemplo foi a Manifestação Cultural dos Povos Indígenas, realizada entre os dias 16 e 18 deste mês em Amaturá (a 910 quilômetros de Manaus), com a participação dos povos Tikuna, Kokama, Kambeba e Witoto.

Em São Paulo de Olivença foi realizado o 2º. Festival Cultural Indígena Paulivense (Fecip), com apresentações culturais nos dias 24 e 25 e beneficiamento direto de tikunas, kokamas, kaixanas e kambebas.

Entre os dias 17 e 23, o município de Lábrea (a 703 quilômetros de Manaus) sediou torneios de futebol, arco e flecha, passeatas e apresentações culturais, durante a 5ª. Semana Cultural dos Povos Indígenas do Médio Purus. Foram beneficiados indígenas dos povos Apurinã, Paumari, Jarawara, Jamamadi, Deni e Banawá. E alguns rituais puderam ser vistos em Nhamundá, no Baixo Amazonas, entre os dias 8 e 12 de abril, com o povo Hexkariano.

Contatos:
Frei Ricardo – (97) 3413-1034
Mendário (97) 9153-8586


Nenhum comentário:

Postar um comentário