Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Seind dá início às atividades do Abril Cultural Indígena



Fortalecer as populações nativas do Amazonas com a construção de políticas públicas para as cidades indígenas e prepará-las para participar ativamente da Copa do Mundo, tendo como ponto de partida a realização do 1º. Festival Cultural e Jogos Indígenas do Amazonas, no segundo semestre deste ano, e a criação de um centro de referência para exposição e comercialização dos seus produtos durante o mundial. Estas e outras ações fazem parte do planejamento da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), que deverão ser desenvolvidas até 2014 e que foram anunciadas pelo titular do órgão, Bonifácio José Baniwa, em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (8) no Palacete Provincial (Centro de Manaus), que marcou a abertura oficial do Abril Cultural Indígena.
O evento será realizado até o dia 3 de maio, com atividades na capital e no interior como exposição de artesanato, danças e cantos nativos, competições esportivas, oficinas e seminários que abordam vários temas, inclusive o empreendedorismo indígena.
Entre as personalidades presentes na abertura estavam o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Júlio César Soares, que confirmou a realização do Festival Cultural e Jogos Indígenas do Amazonas, e o coordenador das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marcos Apurinã. Além da Sejel, o Abril Cultural Indígena tem a parceria de instituições como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e  de órgãos como as Secretarias de Estado da Cultura (Sec) e da Educação (Seduc), representada pela secretária executiva, Syslei Alves. A Seduc, aliás, também tem uma agenda extensa para comemorar o mês dos povos indígenas. “O momento é importante, porque vamos refletir o que conquistamos até agora e pensar o futuro”, disse Syslei.
Todos os outros também mandaram representantes para o evento desta sexta-feira, que teve a participação especial do grupo indígena Bayaroá.
Ao falar sobre o Termo de Cooperação Técnica firmado com a Funai, o secretário Bonifácio Baniwa destacou que as questões indígenas dependem dessa aproximação com a instituição, com base no programa de proteção e promoção dos povos indígenas. Ele também lembrou dos avanços dos indígenas nos últimos oito anos, fruto da relação deles com o poder executivo estadual. “Tivemos avanços nesse período com a política de etnodesenvolvimento desenvolvido junto às populações pelo Governo do Estado”, destacou o titular da Seind, que também fez uma avaliação política dessa conquista. “Temos o PPA e os resultados de políticas públicas que serão trabalhados durante os próximos quatro anos”, observou.
Marcos Apurinã aproveitou o evento para anunciar uma reunião que terá ainda este mês com o ministro da Justiça, da Saúde e com a Funai, para tratar de assuntos relacionados à saúde indígena. “Depois dessa reunião, vamos sentar com a presidenta Dilma”, informou.
Valorização
O projeto Abril Cultural Indígena visa estimular o reconhecimento e a valorização da cultura dos povos indígenas do Amazonas, com o fortalecimento da identidade e a promoção da sustentabilidade econômica de cada um. Simultaneamente à programação da capital, as atividades se estendem aos municípios das regiões do Médio Purus, Alto Solimões, Madeira e Baixo Amazonas.
Esporte
As competições esportivas em Manaus estão previstas para os dias 18 e 19, na Vila Olímpica de Manaus e na Arena Amadeu Teixeira. Serão disputados torneios de arco e flecha; futsal masculino e feminino; cabo de guerra e outros.
O Abril Cultural também terá palestras em escolas e universidades, com o intuito de divulgar a cultura indígena e de abordar temáticas relacionadas, além das ações do Governo do Estado para os povos indígenas.  
Com a realização do evento, a Seind espera estimular o intercâmbio cultural entre indígenas e não-indígenas, contribuindo para o respeito mútuo de suas peculiaridades; promover e fortalecer a identidade cultural, reconhecendo e valorizando a importância histórica dos povos indígenas para a sociedade brasileira; e contribuir para a sustentabilidade econômica dos povos indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário