Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hexkaryanos pedem apoio ao Governo

Dez lideranças indígenas do município de Nhamundá, no baixo Amazonas, reuniram-se com a Secretaria de Governo (Segov) para pedir apoio para as comunidades daquela localidade. A Seind intermediou a conversa realizada no dia 1º de abril. Coordenada pelo presidente do Conselho Geral do Povo Hexkaryano, Arão Kurufumna, 34, a comissão solicitou equipamentos como motor marítimo, botes, caminhões, motor de luz e outros.

Os hexkaryanos de Nhamundá vivem especificamente da agricultura familiar e do comércio. São 1.200 indígenas de 90 famílias, divididas em 11 aldeias, que vivem a 36 horas do município. Para chegar a Manaus, a delegação passou dois dias viajando de barco. “Somos uma comunidade isolada, que ainda luta por atenção à saúde e à educação”, enumerou Arão.  

Além da Segov, os indígenas conversaram com outras instituições para pedir apoio. A Seind aproveitou a visita deles a vinda deles a Manaus para discutir a criação de projetos de sustentabilidade que deverão beneficiar o povo hexkaryano de Nhamundá.

Entre as outras lideranças presentes na reunião na Segov estiveram o tuxaua geral, David Teyfen; e o tuxaua da aldeia Porteira, Manoel Kaywana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário