Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Indígena Mura é lembrado em obra literária


O secretário adjunto da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), José Mário Mura, é um dos personagens do livro “Companheiros da Manhã”, que será lançado neste sábado, dia 16, às 9h, na Livraria Valer. A obra é uma coletânea de crônicas em que o autor (Walfredo Rego) faz uma homenagem a um seleto grupo de pessoas que influenciaram de forma positiva na caminhada dele rumo à construção de um mundo melhor.
Natural de Autazes (a 118 quilômetros de Manaus), José Mário tem uma longa história de luta dentro do movimento indígena que é reconhecida e evidenciada no livro.

Para Walfredo, o líder indígena “respeita as regras e sabe usar as armas intelectuais como autêntico guerreiro de campo, que entre os não indígenas seria o general”. Tais gestos e comportamentos serviram para incluí-lo entre os “Companheiros da Manhã”.

Além de um indígena, o livro também homenageia outros personagens ilustres como Chico Buarque de Holanda; Jefferson Péres; o escritor e membro da Academia Amazonense de Letras, Tenório Telles; e o arquiteto Oscar Niemeyer.

Uma das crônicas relata um episódio contado pelo “imortal” Carlos Heitor Cony, em janeiro de 1986, intitulado “O Rio”. Cony conclui o texto, ao lembrar o período em que ele e o escritor e poeta Thiago de Melo estiveram presos, em 1965, em plena ditadura militar. Thiago foi o primeiro do grupo a ser interrogado em uma das celas da Polícia do Exército. O segundo foi Heitor Cony, que comentou no texto: “Ao entrar na cela da PE, sem saber como de lá sairia, ouvi a voz de Thiago do outro lado do corredor, sandando-me: - Companheiro da Manhã!... Eu me senti em casa”. 

Informações sobre o indígena e o autor
José Mário dos Santos Ferreira é professor indígena Mura de Autazes, já foi coordenador pedagógico e presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas. Começou as atividades dentro do Governo do Estado em 2005, como gerente de Materiais da extinta Fundação Estadual dos Povos Indígenas, onde chegou a diretor-administrativo e assessor 1. Trabalhou na Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e está como adjunto da Seind desde 8 de setembro de 2009, data em que a secretaria começou a funcionar.  

Walfredo de Oliveira Rego Filho nasceu em Itacoatiara e veio para Manaus em 1964. Formado em Magistério (1986) pelo Instituto de Educação do Amazonas (IEA), o autor graduou-se dez anos depois em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fez pós-graduação na área de “Educação Ambiental para o Processo Produtivo.

Walfredo foi secretário de Educação, Cultura e Desporto de Autazes, entre 1999 e 2000; e foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Amazonas e presidente do Diretório do Partido Verde em Maués, entre outras atividades. 
Contatos do autor: (92) 9223-5928
Informações:
Isaac Júnior
Ascom/Seind
3305-2407/8817-8239

Nenhum comentário:

Postar um comentário