Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Indígenas recebem capacitação para trabalhar com pão e outros produtos


Curso vai ajudar aos indígenas a se inserir no mercado de trabalho ou até montar o próprio negócio. Foto: Divulgação

Mais uma atividade que prioriza a melhoria da qualidade de vida dos povos e comunidades indígenas começou a ser realizada pelo Governo do Amazonas, esta semana, no interior do Estado. Trata-se do Curso de Padeiro e Confeiteiro, que é destinado exclusivamente a um grupo de 30 indígenas (tikuna e wanano) da comunidade indígena Bom Caminho, localizada no município de Benjamin Constant (a 1.116 quilômetros de Manaus).  

O curso começou na terça-feira (dia 16) e prossegue nos próximos dez dias, numa parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Esta é a primeira vez que esse tipo de atividade é direcionada aos indígenas em Benjamin Constant, e atende a uma demanda da Associação das Mulheres Indígenas de Bom Caminho (Amatu).

A parceria entre Seind e Cetam tem o objetivo de atender às demandas de qualificação técnica e profissionalizante dos indígenas em todo o Estado. A iniciativa tem proporcionado, aos indígenas, a inserção no mercado de trabalho e a possibilidade de atuar nas próprias comunidades, com negócios próprios.  

Mecânica
Outro curso que deverá ser realizado ainda este ano em Benjamin Constant é o de mecânica de motocicleta, que reunirá indígenas de Bom Caminho e das comunidades Filadélfia e Porto Cordeirinho. 

Os indígenas também deverão ser contemplados com o curso de culinária, em Bom Caminho, que também vai envolver a culinária tradicional do povo Tikuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário