Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Seind e parceiros preparam indígenas para trabalhar com hortaliças em Manaquiri



Treinamento realizado esta semana para indígenas em Manaquiri. Fotos: Divulgação/Seind

Um grupo de 15 indígenas dos povos Sateré-Mawé e Apurinã participou esta semana, em Manaquiri (a 65 quilômetros de Manaus), de um treinamento sobre olericultura básica para trabalhos na produção e venda de hortaliças. A atividade foi realizada durante quatro dias na Comunidade Waranã, localizada no ramal Andiroba, quilômetro 17 da estrada que liga a aldeia ao município.

Após receber informações teóricas, os participantes implantaram uma horta comunitária, que irá beneficiar a única escola indígena que funciona na localidade. O excedente será comercializado.
Participantes implantaram uma horta comunitária, como prática no treinamento

Essa é a primeira vez que indígenas de Manaquiri recebem treinamento de olericultura. A demanda foi solicitada pelos próprios comunitários, junto à Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), que executou a atividade em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a prefeitura do município, numa ação da câmara técnica Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). 

“Esse primeiro curso teve o apoio da prefeitura de Manaquiri, na pessoa do secretário de Produção Elias Martins, e vai ajudar os indígenas a mexer com produtos como maxixe, cheiro verde, alface, cenoura e outros”, informou o gerente de Promoção dos Direitos Indígenas da Seind, Ageu Sateré.
Além da Seind, atividade foi desenvolvida com apoio técnico do Senar e da Prefeitura de Manaquiri

O próximo passo é a busca de novas parcerias para que sejam construídas quatro casas de vegetação na comunidade. A proposta é que elas sirvam de local para a plantação e germinação dos produtos.

Assim que terminou o treinamento na Comunidade Waranã, tanto a Seind quanto os parceiros informaram que deverão realizar mais uma oficina até o fim deste ano, em benefício dos indígenas de Manaquiri. Dessa vez, voltado para a fruticultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário