Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Seind divulga resultado final do Festival Cultural Indígena Paulivense


Festival reuniu mais de mil indígenas na comunidade Campo Alegre. Foto: Divulgação/Seind

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) divulgou nesta quarta-feira (dia 17), o resultado final do 2º Festival Cultural Indígena Paulivense (Fecip/2013), que marcou o encerramento das atividades do 3º Abril Cultural Indígena. O evento foi realizado no período de 27 a 30 de junho na comunidade indígena Campo Alegre, no município de São Paulo de Olivença (a 988 quilômetros de Manaus), com a participação de 1,35 mil pessoas, de 12 comunidades indígenas dos povos Tikuna e Kokama. 

Durante quatro dias foram mostradas a diversidade cultural de cada povo. Os indígenas contaram histórias e cantaram músicas de suas respectivas etnias, fizeram pintura corporal, realizaram desfile de rainhas e disputaram competições esportivas.

Entre as candidatas à musa, destaque para Neia Inácio Tikuna, do clã Mutum. Ela representou a comunidade Vendaval e deixou para trás na disputa, Zerinda Tikuna (de Campo Alegre) e Tayana da Silva Tikuna, de São Domingos 2.

No esporte, a luta pelo principal lugar no pódio envolveu modalidades tradicionais como subida no açaizeiro, canoagem, arremesso de lança, arco e flecha, natação, corrida de saco e atletismo.

O futebol masculino teve o Flamenguinho (da aldeia Vila Nova) como campeão e o time Ciclone, do bairro Independente, como vice. Do lado feminino, a campeã foi a equipe Utchara, da comunidade Santa Inês, com equipe Itália, de Campo Alegre, em segundo lugar. (Confira os principais resultados no quadro abaixo).  

Qualidade de vida
O Fecip é um projeto da Associação dos Caciques de São Paulo de Olivença (SPO) e, além de fazer parte do Abril Cultural Indígena, integra o grupo de ações desenvolvidas pela câmara técnica “Qualidade de Vida dos povos e comunidades indígenas do Amazonas: Reafirmando direitos e na perspectiva das territorialidades indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
Participação dos jovens no evento foi importante e é uma das principais prioridades do projeto

A terceira edição do Fecip deverá ser realizada em 2014, na comunidade Santa Maria. Em 2013, o evento teve a parceria da Seind, Secretaria de Estado do Desporto, Juventude e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de políticos e lideranças indígenas.

“É um projeto voltado para a questão social, porque hoje muitos jovens indígenas estão envolvidos em problemas como bebida alcoólica, droga e outros. Daí a importância da realização de eventos como este, que fizemos em São Paulo de Olivença”, justificou o coordenador de Promoção Cultural, Esporte e Lazer da Seind, Rafael Costodio Tikuna.

Abril Cultural Indígena
Com uma programação variada, a terceira edição do Abril Cultural Indígena foi aberta oficialmente no dia 19 de abril, em solenidade seguida de competições esportivas, realizadas, de forma conjunta, nas instalações do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), pela Seind, Comando Militar da Amazônia (CMA) e Sejel.

Na capital, mais precisamente na Ponta Negra, a programação foi complementada com uma feira de artesanato, apresentações culturais indígenas e comemorações alusivas ao Dia do Índio e Dia do Exército Brasileiro. 

Já no interior do Estado, a programação abrangeu vários municípios, entre os quais São Paulo de Olivença, que precisou adiar o Fecip/2013 (previsto para o período de 27 de abril e 1º de maio) para junho, por conta da necessidade de uma melhor preparação do evento.
-------
 
PRINCIPAIS RESULTADOS DO FECIP/2013
MODALIDADE
CAMPEÃO/
COMUNIDADE
VICE/
COMUNIDADE
Concurso de musa
Neia Inácio Tikuna/Vendaval

Futebol masculino
Flamenguinho/
Nova Vila
Ciclone/
Bairro Independente
Futebol masculino (veteranos)
Bairro Jataí/Campo Alegre
Internacional/Campo Alegre
Futebol feminino
Ûtchara/Santa Inês
Itália/
Campo Alegre
Corrida de saco masculino
Nildo Tikuna/Nova Jerusalém
Walmer Tikuna (Nova Vila)
Corrida de saco feminino
Edivane Tikuna/Vendaval
Nelza Tikuna/Nova Jerusalém/
Subida no açaizeiro masculino
John Alek/Campo Alegre
José Neto/Santa Maria
Subida no açaizeiro feminino
Elza Raimundo/Vendaval
Karlene da Silva/Campo Alegre
Cabo de guerra masculino
Campo Alegre
Vendaval
Cabo de guerra feminino
Nova Jerusalém
Vendaval
Arremesso de lança masculino
Santa Maria
São Domingos
Fonte: Seind

Nenhum comentário:

Postar um comentário