Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Conferência discute saúde indígena em Manaus


Conferência Local de Saúde Indígena, realizada nos dias 15 e 16 de agosto em Manicoré (AM) e que serviu de preparação para a distrital. Foto: Adail Munduruku/Seind

No período de 23 a 25 deste mês será realizada, em Manaus, a Conferência Distrital de Saúde Indígena. O evento será no Taj Mahal Hotel Manaus e é organizado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Manaus), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Para os Povos Indígenas (Seind).
O objetivo é avaliar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e definir aprimoramento de ações, tendo em vista melhorias para o atendimento das populações indígenas. O encontro serve de preparação para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que tem à frente o Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde e que ocorre em novembro, em Brasília, com o tema “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”.
Em Manaus, as discussões estarão centradas em temas como: Atenção Integral e Diferenciada nas três Esferas do Governo; Controle Social e Gestão Participativa; Saneamento e Edificação de Saúde Indígena e Etnodesenvolvimento, Segurança Alimentar e Nutricional – Avanços e desafios para o Etnodesenvolvimento e a Segurança Alimentar e Nutricional para os Povos Indígenas.

Processo de discussão
Entre os meses de maio e agosto deste ano, o DSEI/Manaus realizou 11 Conferências Locais de Saúde Indígena, com a proposta de avaliar a situação e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde.  O processo de discussão reuniu indígenas nos polos base de Manaus e municípios do interior do Estado Amazonas.
Todas as demandas tiradas dessas reuniões serão apresentadas na Conferência Distrital. O relatório final será levado à Conferência Nacional, programada inicialmente para o período de 26 a 30 de novembro, em Brasília.
Tanto, as 11 conferências quanto as demais são realizadas por determinação da Portaria número 2.357, de 15 de dezembro de 2012, do Ministério da Saúde. Nos três níveis de discussão, o tema central é “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: direito, acesso, diversidade e atenção diferenciada”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário