Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Seind reúne artesãos indígenas para recadastramento


Indígenas criam comissão para acompanhar trabalhos. Fotos: Ascom/Seind


A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) deu início, nesta segunda-feira (dia 2), ao processo de recadastramento dos artesãos indígenas que vivem em Manaus e entorno da cidade. Representantes de aproximadamente 20 organizações estiveram reunidos na sede do órgão, para receber informações sobre o preenchimento da ficha cadastral e, consequentemente, a retirada da carteirinha, que é expedida pela Secretaria de Estado e Trabalho (Setrab) e possibilita a comercialização de produtos, o reconhecimento do artesão em nível nacional e o acesso ao crédito. 

O formulário foi entregue pela Coordenação de Promoção Cultural, Esporte e Lazer, da Seind.

Até o fim deste ano, a Seind espera viabilizar a participação dos artesãos indígenas em eventos como a 7ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam), que ocorre entre os dias 27 e 30 de novembro na capital amazonense; e a 40ª Feira de Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que será realizada no período de 21 de novembro a 1º de dezembro, no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus).

“Com relação à Expoagro, ainda teremos uma reunião com a Setrab para saber como vai ser a participação dos indígenas no evento”, informou Rafael Costodio Tikuna, que é servidor da Seind e um dos coordenadores da ação.

Entre os eventos nacionais que também poderão ter a presença de expositores indígenas amazonenses estão o Salão Internacional de Brasília, entre os dias 5 a 11 de novembro; a 24ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) Mãos de Minas, entre 2 e 9 de dezembro, em Belo Horizonte; e a Feira do Artesanato de Natal, que ocorre de 11 a 22 de dezembro.

Estandes
Ainda nesta segunda-feira, o representante da ONG Rede Sapupema, do Movimento Economia Solidária, Jean Jamaia, ofereceu 20 estandes para que os indígenas possam fazer suas exposições em Manaus. Uma comissão foi criada para organizar a logística, que vai desde o transporte de barracas e produtos, ao acompanhamento do calendário de eventos. A comissão é formada por Maria Wanana, Gilmara Dessana e Regina Sateré.    
Representante de ONG disponibiliza barracas a artesãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário