Pesquisar este blog

domingo, 22 de setembro de 2013

Seind orienta indígenas do povo Munduruku para atividades em comunidades de Borba


Rosa dos Anjos e Jurandir Tenharín (ao centro) conversaram com os indígenas de Borba na Seind. Foto: Ascom/Seind

Técnicos da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) estiveram reunidos com representantes da União dos Povos Indígenas Munduruku e Sateré-Mawé (Upims), de Borba (a 150 quilômetros  de Manaus), para discutir ações voltadas à pesca esportiva, manejo do pescado, produção e distribuição do acai no município. A conversa ocorreu na sexta-feira, dia 20, na própria Seind.
O objetivo é que as ações cheguem à região do rio Canumã, por meio de projetos de médio e longo prazos, que vislumbrem, entre outras prioridades, a realização de um semirário referente ao turismo de pesca.

A parceria com a Seind foi formalizada no ano passado, após a Assembleia Geral e Eletiva da Upims. Desde então, os indígenas da entidade trabalham para garantir benefícios aos indígenas de Borba.

Outra prioridade da Upims é a realização de cursos, que possibilitem o acesso a créditos e financiamentos, bem como, a busca por apoio de órgãos como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na revitalização do uso da língua nativa dentro das escolas.

Todas as propostas apresentadas na reunião estão dentro do plano de trabalho do Comitê Gestor do Plano de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
 

Um comentário:

  1. Parentes Munduruku do Amazonas fiko muito feliz por esta valorizando as atividades relizadas nas aldeias...E tbm da proposta de educação na valorização da Lingua Munduruku,espero contribuir tbm com vcs se precisarem estarei adisposição desse projeto...

    meus forte abraçoss ao Povo KOATA e outras aldeias proxima que não tive a oportunidade de conhecer..

    João Kaba Munduruku-Remuybu

    ResponderExcluir