Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Seind e MJ realizam mais uma oficina de proteção dos conhecimentos tradicionais em comunidades indígenas


A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Ministério da Justiça (MJ) realizam nos dias 10,11 e 12 de setembro em Humaitá (a 600 quilômetros de Manaus), a terceira oficina “Marcos Legais de Proteção dos Conhecimentos Tradicionais”. Aproximadamente 30 indígenas são esperados na atividade, que é resultado de um convênio firmado entre as duas instâncias em 2009 e faz parte do projeto “Propriedade de saberes e afirmação da identidade étnica: interlocução dos marcos legais de proteção dos conhecimentos tradicionais”.

Ao todo, dez oficinas serão realizadas até o fim deste ano. O benefício já chegou a Tabatinga e Rio Preto da Eva, e também irá contemplar comunidades indígenas de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Parintins, Lábrea, Eirunepé, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença. 

A ação direta é desenvolvida pela câmara técnica “Promoção dos Povos Indígenas – Perspectivas de Valorização do Patrimônio Sociocultural”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Ao final das dez oficinas será apresentado um livro/catálogo, confeccionado com a iconografia dos próprios povos participantes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário