Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Delegados do DSEI Manaus aprovam propostas e concluem etapa Distrital da 5ª CNSI

Indígenas fecham propostas em conferência realizada em Manaus. Foto: Isaac Júnior - Ascom/Seind

Por: Francisco Assul de Sousa (Sesai)



Após três dias de discussões, os 212 delegados da etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) aprovaram 70 propostas para modificar a forma como o Governo Federal executa as ações de saúde junto às comunidades indígenas.

Devido a uma alteração regimental feita pelos participantes, Manaus envia o dobro de propostas que estava previsto. A argumentação dos indígenas é que durante a etapa local, nas aldeias, foram formuladas 622 propostas e seria difícil escolher “apenas” 35.

Entre as propostas aprovadas está o fortalecimento do controle social, por meio de garantias na legislação para ampliar o poder dos usuários do subsistema; a ampliação do quadro de profissionais do distrito; o reconhecimento da profissão de pajé e parteira, incluindo remuneração para este tipo de trabalho e novas parcerias com municípios e estados para o fornecimento de serviços de média e alta complexidade de saúde aos indígenas.
Alguns dos participantes da conferência, que deram uma pausa nas discussões de grupo para registrar momento. Foto: Aldizângela Brito - Ascom/Seind

A assessora indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus, Mara Kambeba, destacou os avanços conquistados na saúde indígena desde a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em 2010 e disse que é necessário coesão e objetividade nas demandas feitas pelos indígenas durante a 5ª CNSI.

“Temos que reconhecer o quanto evoluímos na saúde indígena e precisamos saber reivindicar da forma correta, com as propostas bem formuladas e objetivas para serem defendidas na etapa nacional”.

Etapa Nacional
Além do debate feito sobre o modelo de assistência da saúde o grupo elegeu 68 delegados que irão representar a região de Manaus na etapa nacional da 5ª CNSI, que será realizada de 26 a 30 de novembro em Brasília.

As propostas aprovadas juntam-se as sugestões feitas por outros 33 distritos que compõem o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). O Conselheiro Wilson Valério Lopes, membro do Conselho Nacional de Saúde, reforçou a necessidade dos delegados manauaras pensarem em propostas que sirvam pata todos os indígenas do País.

“Durante a nacional temos que defender as nossas ideias de forma que elas resolvam os problemas de todos os índios do país, não só aqui de Manaus”, defendeu o conselheiro.

O DSEI Manaus atende a 25 mil índios de 35 etnias diferentes em um território que abrange 19 municípios.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário