Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

AIR pede proteção aos indígenas em nota de repúdio sobre situação em Humaitá



NOTA DE REPÚDIO

A Articulação dos Povos Indígenas de Rondônia (AIR), criada para defender, promover e lutar pelos direitos desses povos, vem a público manifestar seu repúdio e insatisfação contra os protestos  em relação aos povos indígenas Tenharin e Parintintin, na cidade de Humaitá, no sul do Amazonas. 

No inicio do  mês  de  dezembro,  o  cacique  Ivan  Tenharin  foi  atropelado  na rodovia que corta a Terra Indígena Tenharin, e os índios suspeitam de um assassinato, a mando de não indígena. No dia 16  de  dezembro, três pessoas  desapareceram, vistas  próximas a  Terra Indígena Tenharin, situada no quilômetro 85 da BR-320, na Transamazônica, no município de Humaitá. A falta de informações sobre as buscas conduzidas pela Polícia Federal de Rondônia revoltou familiares e amigos dos desaparecidos e, assim, culpam os povos indígenas pelo fato ocorrido.

Os protestos iniciaram na tarde de terça-feira (24/12/13) por familiares dos desaparecidos. Na noite de quarta-feira (25/12/13), os familiares e a população de Humaitá iniciaram uma manifestação aterrorizante contra aos indígenas, incendiando o prédio da FUNAI, SESAI e as duas sedes das Organizações Indígenas Tenharin e Parintintin, além de barcos, carros e motocicletas que prestavam assistência aos indígenas, tendo um prejuízo de mais de R$ 2 milhões.

Os grupos indígenas  que  moram no  município,  de  aproximadamente  140 pessoas (entre crianças, jovens, adultos e velhos) ficaram apavorados com  esse terrorismo. Não tendo para onde ir, pediram proteção no Quartel do 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS).

A AIR vem solicitar encarecidamente, com o máximo de urgência, aos órgãos competentes como FUNAI, Ministério Público Federal, Ministério da Justiça e Secretaria Geral da Presidência  da  República,  que  tomem providências  quanto  à  proteção  dos povos dessa região. Pedimos também providências quanto à investigação do assassinato do cacique Ivan Tenharin e que os culpados sejam punidos. E que seja apurado quanto à marginalização feita aos prédios da FUNAI, SESAI e sede das Organizações Indígenas, bem como veículos e barcos.

A AIR vem convocar a FUNAI, MPF, MJ, Secretaria Geral da Presidência República, APIB e COIAB para uma reunião em caráter de urgência em Porto Velho/RO, para solução da situação dos povos indígenas de Humaitá, visando à segurança e a liberdade da população indígena.


Miguel Surui
(Presidente da AIR)

Marcos Apurina
(Vice-presidente da AIR)

Um comentário:

  1. Qualquer semelhança com o que estão fazendo com os índios do brasil não é coincidência. #apartheidbrasil #apartheid
    PÁTRIAS BANTUS ( reservas indígenas sem direito a desenvolvimento, postos de saúde de má qualidade só para índios, escolas só para indios, indios sendo mortos, proibidos de entrar em cidades, etc)

    ResponderExcluir