Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Futebol vai agitar indígenas latino-americanos no ano da Copa


Futebol foi marcante no Abril Cultural Indígena de 2013. Fotos: Isaac Júnior (Ascom/Seind)

Única metrópole da Região Norte do Brasil a receber jogos da Copa do Mundo em 2014, a cidade de Manaus também deverá sediar um quadrangular entre seleções nacionais indígenas. O torneio está previsto para a semana alusiva ao Dia do Índio (19 de abril) e a proposta é aproveitar o clima do Mundial na capital amazonense, para fazer o lançamento do 1º Campeonato Latino-Americano de Futebol para Indígenas, que será disputado em outubro de 2014, na Colômbia. 

A meta é reunir as seleções do Brasil, Costa Rica, Colômbia e Chile num só torneio, a dois meses da Copa do Mundo. As partidas seriam jogadas durante a programação do Abril Cultural Indígena, que é realizado todos os anos pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros, por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). 

A disputa do 1º Campeonato Latino-Americano de Futebol para Indígenas e a proposta do torneio quadrangular foram anunciadas durante a 11ª Assembleia Geral do Fundo Indígena, que reuniu representantes de vários países, no período de 3 a 6 de dezembro, na comunidade de Santa Fé (em Bogotá, na Colômbia).
Detalhes do encontro anual do Fundo Indígena realizado na Colômbia. Fotos: Bonifácio José Baniwa (Seind)

Os detalhes para a realização do torneio em Manaus estão em fase de análise pela Seind e a Secretaria de Estado do Desporto, Juventude e Lazer (Sejel).     

“Ainda dependemos de alguns acertos, porém já fizemos algumas reuniões e faremos outras com a secretária Alessandra (Campelo, da Sejel), para tentar levar adiante esse desafio de trazer o quadrangular para Manaus”, informou o titular da Seind, Bonifácio José Baniwa, que esteve na asssembleia do Fundo Indígena.

Bonifácio é o representante do Brasil no conselho diretor da entidade, que tem sede na Bolívia e reúne integrantes indígenas e de governo de 22 países membros, para o cumprimento dos direitos dos povos indígenas.

Resgate social
Com o objetivo de valorizar a cultura e garantir o resgate social dos povos indígenas do Amazonas por meio do esporte, além de promover alternativas de renda a essas populações, a parceria entre Seind e Sejel começou no final de novembro e início de dezembro de 2009, com a realização da 1ª Copa Indígena de Futebol. A competição fez parte da programação do Fórum Amazonas Indígena (Forind) e teve a seleção de São Paulo de Olivença como campeã.

Em 2011, 2012 e 2013, a parceria continuou, durante as três edições do Abril Cultural Indígena, com a disputa de modalidades esportivas tradicionais e não-tradicionais em locais como Vila Olímpica, Arena Amadeu Teixeira, Ginásio Renê Monteiro e as instalações do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS). 
Futebol e pequeno ritual com José Tikuna, no Forind de 2009, realizado no extinto Vivaldão

Nenhum comentário:

Postar um comentário