Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Conferência dos Povos Indígenas é uma das prioridades do Comitê Gestor entre Governo do Amazonas e Funai para 2014


Alguns dos participantes da última reunião do ano do Comitê Gestor. Fotos: Ascom/Seind

Por: Isaac Júnior
 
As atividades de 2013 do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai) foram encerradas nesta quarta-feira (dia 11), em Manaus, com a socialização dos resultados obtidos no ano e as perspectivas das quase 50 instituições parceiras que constituem o comitê para 2014. Apesar das dificuldades em realizar algumas ações, as quatro câmaras técnicas que formam o comitê apresentaram números positivos e uma das prioridades para o ano que se aproxima é a realização da 3ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas. 

A primeira edição do evento foi em 2003 e teve a participação de 80 lideranças. A segunda, em 2008, reuniu 200 representantes de povos indígenas do Estado. O objetivo é abordar temas relevantes e discutir políticas públicas para áreas como educação, saúde, gestão ambiental e territorial, cultura e cidadania.   
Representantes de instituições que formam o comitê, durante a apresentação dos resultados e metas para 2014

Entre os números contabilizados e tidos como positivos no ‘Comitê Gestor Indígena’ estão os relacionados às ações de cidadania. Foram 4,5 mil atendimentos em 2013.

A qualificação técnica e profissional, com cursos de informática e técnico de enfermagem, além do atendimento jurídico, integrado e centralizado, que alcançou 3,6 mil atendimentos, também receberam destaque na reunião do comitê. Assim como o apoio para a regularização contábil de 18 organizações e o incentivo para a participação dos indígenas no “Prêmio Culturas Indígenas”.

“As ações estão acontecendo e temos o apoio do governador Omar Aziz e do vice José Melo para trabalhar as políticas públicas de forma transversal, com a participação das instituições parceiras”, destacou o presidente do comitê gestor e titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio José Baniwa.
Secretário Bonifácio aproveitou a reunião para apresentar o novo secretário adjunto da Seind, Amarildo Maciel Munduruku, e os novos coordenadores de câmaras técnicas pela Seind, Cláudio Pequeno Apurinã (vermelho), Ageu Sateré (azul) e Jurandir Tenharín (ao lado de Ageu) 

Copa do Mundo
Para 2014, somada à 3ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas, várias ações já estão planejadas. Uma delas é a quarta edição do Abril Cultural Indígena, que deverá ganhar um ingrediente a mais, em meio ao clima de Copa do Mundo, com a provável realização de um quadrangular envolvendo as seleções nacionais indígenas de Brasil, Costa Rica, Colômbia e Chile.

 “As câmaras técnicas voltam a se reunir logo no início do ano e a ideia é realizar ao menos três reuniões do comitê, durante os doze meses, para podermos alinhar todas as propostas”, informou o secretário da Seind.

Parceiros
Presidido pela Seind, o comitê gestor foi instituído pelo decreto estadual número 31.052/10 e instalado em julho de 2011. O plano de trabalho é elaborado dentro das câmaras técnicas Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas; Promoção dos Povos Indígenas do Amazonas; Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas do Amazonas; Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas. 
Outros momentos da reunião, que foi realizada no anexo da Seduc/AM

O comitê é formado pelas seguintes instituições parceiras: Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Afeam, ALE/AM, Amazonastur, Banco do Brasil, Cetam, CMA, Coiab, Defesa Civil, DSEI/Sesai, FAS, Fapeam, FPS, Funai, Funtec, FVS, Ibama, Idam, Ifam, Inpa, Ipaam, Instituto Chico Mendes, Iteam, MDA/Manaus, Ouvidoria Geral do Estado do Amazonas, Proderam, SDS, Searp, Seas, Sebrae, SEC, Secti, Seduc, Segov, Seind, SEMGRH, Sejel, Senar, Sepa, Seped, SPF, Seplan, Sepror, Setrab, SSP, Suhab, Susam e UEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário