Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Artesanato indígena no Paiol da Cultura (Inpa)


Produtos indígenas ganham espaço em exposição. Foto: Isaac Júnior (Arquivo-Ascom/Seind)

Com o objetivo de revitalizar o Paiol da Cultura como um espaço que une ciência e a cultura, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza a partir desta quinta-feira (26) uma exposição de produtos indígenas confeccionados pelas artesãs Beatriz Villas Boas (da etnia Tukano) e Bernadete Lobo Brito (da etnia Tariana). A exposição ficará aberta para visitação do público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 31 de janeiro de 2014. 

O responsável pelo Paiol da Cultura, Ney Amazonas, explica que este local, antes da criação do Bosque da Ciência, era usado como depósito de produtos inflamáveis utilizados nas pesquisas do Inpa. Com a criação do Bosque (em 1º de abril de 1995), o depósito se transformou em Paiol da Cultura por um período de 17 anos e em seguida serviu como sala de aula. “A partir dessa exposição de produtos indígenas, o Paiol da Cultura volta a ter a sua função original para o qual foi criado, que é a de ser um espaço cultural”, explica Ney Amazonas.  

Durante a exposição, serão mostrados aos visitantes diversos produtos feitos artesanalmente com matérias-primas da região como sementes, jarina, conhecida pela sua cor e brilho, as sementes são comparadas ao marfim animal e outros produtos feitos a partir dos frutos do buriti, açaí, babaçu e tucumã, além das fibras de arumã, piaçava, palha, cipó, cesto, peneiras e objetos de madeira dentre outros. ”São trabalhos belíssimos confeccionados pelas artesãs nas suas aldeias e que serão mostrados para a população de Manaus ”. 

O responsável pelo Paiol da Cultura ressalta ainda que esta exposição é a primeira de uma série de outras que acontecerão naquele local e convida outros artistas que queriam agendar futuras exposições naquele espaço podem entrar em contato pelo telefone (92) 3643-3312 ou pelo e-mail neyam@inpa.gov.br

Bosque da Ciência 
O Bosque da Ciência foi inaugurado em 1º de abril de 1995. Sua abertura comemorou o quadragésimo aniversário do Inpa. O Bosque da Ciência tem aproximadamente 13 hectares e está localizado na zona centro-sul da  Manaus e tem como objetivos desenvolver e promover o programa do Inpa para a difusão tecnológica, científica e de inovação, além de oferecer à população local uma opção de lazer que possa contribuir para a sua educação cultural e ambiental.
    
O Bosque da Ciência recebe cerca de 140 mil visitantes por ano. O espaço fica dentro do Inpa, com entrada pela Rua Otávio Cabral, bairro Petrópolis, zona centro sul de Manaus, com funcionamento normal de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30 (entrada), e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 16h30 (entrada). Na segunda-feira, o espaço é fechado para manutenção.
Mais informações pelos telefones (92) 3643-3192/ 3312/ 3293. 

Fonte: Inpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário