Indígenas, quilombolas e terreiros participam nesta quarta-feira, dia 18, na sede do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro/AM), no Centro de Manaus, da Pré-Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento será realizado entre 9h e 14h e busca estimular a participação da sociedade na formulação, execução e acompanhamento de políticas de segurança alimentar e nutricional.
A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) fará parte do debate, que serve de preparação para as conferências estaduais e nacional sobre o assunto, promovidas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Instituição foi criada em 2003 pelo Governo Federal, com caráter consultivo e de assessoramento à Presidência da República na formulação de políticas e na definição de orientações para que o País garanta o direito humano à alimentação.
Para participar diretamente do programa, o Governo do Estado criou, em 2010, o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisam).
Com a pré-conferência desta quarta-feira, aproximadamente 40 pessoas, entre indígenas e integrantes de comunidades de terreiros e quilombolas vão poder construir propostas para uma alimentação diferenciada dentro das próprias comunidades onde vivem. “Hoje, basicamente temos uma alimentação ruim, que cria várias doenças e nos faz esquecer o peixe, as frutas, verduras e aves”, observa a técnica da Seind, Miquelina Barreto Tukano.
As principais propostas vão ser apresentadas na conferência estadual, prevista para setembro na capital amazonense. A conferência nacional ocorre em novembro, no Espírito Santo.
SERVIÇO
Pré-conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Data: Quarta-feira, dia 18 de maio de 2011.
Local: Auditório do Sindipetro, à rua Bernardo Ramos, nº 187, Centro de Manaus. Ao lado do antigo prédio da Prefeitura de Manaus.
Horário: das 9h às 14h.
Contato: Miquelina Barreto – 3305-2404 / 8178-0726
Nenhum comentário:
Postar um comentário