Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Curso de Planejamento Governamental e Orçamento Público forma primeira indígena no Amazonas


Linda Marubo em evento da Seind, onde trabalha como chefe do Departamento de Orçamento e Finanças. Foto: Arquivo/Seind

Lindomar da Silva Vargas, a Linda Marubo, 38, é a primeira indígena amazonense a se especializar em Planejamento Governamental e Orçamento Público. Nesta terça-feira (26), às 18h, no auditório do Ministério Público, ela recebe o certificado de conclusão do curso das mãos da reitora em exercício da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marly Guimarães Fernandes Costa.

Natural da aldeia Maronal, situada na cabeceira do rio Curuçá, no município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), Linda é formada em Administração Pública e também aguarda certificação no curso de Gestão Pública, que concluiu recentemente pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atualmente, ela trabalha como chefe do Departamento de Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).

Em junho de 2009, a indígena esteve nos Estados Unidos, a convite do governo norte-americano, para falar sobre política indígena no Amazonas. Na ocasião, ela foi convidada para cursar mestrado na Trachetenberg School Policy and Public Administration, da George Washington University.

Lindomar foi a primeira indígena a participar do programa mundial que forma líderes políticos, intitulado Alumi Small Grants Announcement, na mesma universidade por onde já passaram Barack Obama, Bill Clinton e Fernando Henrique Cardoso. O sonho do mestrado foi adiado por conta de uma gravidez.
--------------------
SERVIÇO
Assunto: Solenidade de certificação da indígena Linda Marubo em Planejamento Governamental e Orçamentário Público.
Quando: Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013.
Horário: 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário